Cerveja artesanal x Cerveja industrial

Cerveja é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente da cevada maltada, acredita-se que seja a primeira bebida alcoólica criada pelo homem atualmente é a mais consumida!

Mas você sabe a diferença entre cerveja artesanal e cerveja industrial?

É claro que existem diferenças que são facilmente notadas: O preço, a diferença entre os rótulos, a própria quantidade que fica disponível na prateleira do mercado. Mas desta vez vamos falar sobre detalhes menos aparentes…

A escala de produção e consequentemente o consumo. Quando se trata de cerveja industrial, é comum alguém dizer que comprou “tantas” grades de cerveja, falando em cerveja artesanal, compramos muito menos, pois bebemos muito menos, a sensação de saciedade da cerveja artesanal é muito maior, é como se tivesse comendo um “pão líquido”, porque ela é mais concentrada e muitas vezes, mais alcoólica que a cerveja industrial.

Os ingredientes são facilmente notados, mesmo que você não possua grande conhecimento sobre o assunto, por uma questão de economia, a cerveja industrializada é composta por uma mistura de malte e 60% de outros cereais, como o arroz e o milho, fazendo com sauna cerveja fique mais “diluída”, já as cervejas artesanais possuem ingredientes mais nobres, normalmente importados de países com grandes tradições cervejeiras e tem ainda uma quantidade muito maior de ingredientes que podem ser adicionados as receitas.

As diferenças não param por aí, muitas vezes entram por caminhos muito mais técnicos, mas com esse panorama simples já se pode entender porque amamos tanto nossas artesanais.

Beijinhos e salud!

Leia também...

Deixe um comentário