Ceia de Natal fit

Olá, pessoal! O natal está chegando e junto com ele vem a ceia e a “comilança” 😀 hahaha! Como percebi que esse ano as pessoas estão mais “fit” e tentando fazer escolhas mais saudáveis na alimentação, resolvi pesquisar algumas receitas pra vocês terem uma ceia gostosa e mais leve. Não foi fácil, porque a maioria das preparações que se dizem “fit”, light, diet, funcionais ou saudáveis (ufa! kkk) não são nada daquilo que elas pregam. Mas consegui alguns achados que eu recomendo e que eu comeria na minha ceia. Para as pessoas que passam o natal ou outras festas de final de ano fora de casa, não se preocupem, na próxima matéria irei dar dicas de como fazer as melhores escolhas de pratos e como não exagerar tanto no que eu costumo chamar de “orgia gastronômica” hahahaha! 😛

Observação 1 – Não é porque as receitas são mais saudáveis do que suas versões tradicionais que você precisa se empanturrar. Coma com calma! Além disso, todo mundo sabe que a gente passa a semana toda beliscando a comida que sobrou da ceia! hahaha!

Observação 2 – As imagens são ilustrativas.

papai-noel-sarado-natal-ceia

ARVORE DE NATAL DE FRUTAS 

Ingredientes:

Frutas frescas da sua preferência, 1 maçã, 1 cenoura, Palitos de dente.

Modo de preparo:

Faça um orifício na maçã na espessura da cenoura. Limpe a cenoura e encaixe na maçã. Espete os palitos na cenoura e encaixe as frutas neles.

arvore-natal-frutas-ceia

SALPICÃO LIGHT 

Ingredientes:

  • 1 prato de alface americana;
  • 1 prato de rúcula;
  • 3 colheres de sopa de cottage (existe a versão sem lactose para os intolerantes);
  • 5 tomates cereja;
  • 2 colheres de sopa de croutons integrais (opcional);
  • 2 filés de (100 g cada) peito de frango desfiado ou 1 lata de atum sólido em água.

Modo de Preparo:

  1. Prepare o frango desfiado (ou o atum), sem adição de óleo e reserve;
  2. Em uma saladeira, junte a alface, a rúcula, os tomates, e o frango desfiado ou atum;
  3. Por cima, despeje o cottage sem lactose quente e após, os croutons.

ceia-fit-salpicao

FAROFA NUTRITIVA 

Ingredientes:

  • 2 xícaras de amaranto em flocos;
  • 1 xícara de quinua em flocos;
  • ½ cebola picada, 1 dente de alho picado;
  • ½ xícara de salsinha picada;
  • 2 colher de sopa de cebolinha picada;
  • 1 colher de sobremesa de azeite de oliva;
  • 1 pitada de pimenta;
  • 1 colher de café de grão de mostarda.

Modo de Preparo:

  1. Refogue a cebola, o alho, a salsinha e a cebolinha no azeite de oliva;
  2. Misture o amaranto e a quinua com a pimenta e o grão de mostarda;
  3. Misture todos os ingredientes até dourar.

farofa-de-quinoa-amendoas-ceia-natal

FAROFA 3 GRÃOS ♦

Ingredientes:

  • 100 g de quinoa cozida em água e sal;
  • 100g de farinha de amaranto;
  • 50g de semente de chia;
  • 50 g de cenoura ralada;
  • 20 g de azeitonas verdes;
  • 20g de salsinha;
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

  1. Cozinhe a quinoa em água e sal por 5 min, escorra e deixe esfriar;
  2. Misture os demais ingredientes e pronto.

Dado nutricional: A porção de 100g equivale a 80 calorias.

quinoa-ceia-natal-farofa

ARROZ INTEGRAL COM AMÊNDOAS 

Ingredientes:

  • 1 colher de azeite extra-virgem;
  • 2 cebolas pequenas picadas;
  • 3 xícaras de arroz integral;
  • 6 xícaras de água;
  • 1 e ½ xícara de amêndoas sem pele picadas;
  • 3/4 de xícara de salsinha picada.

Modo de Preparo:

  1. Numa panela grande, coloque o azeite em fogo alto. Acrescente a cebola até refogá-la;
  2. Adicione o arroz e refogue mexendo sempre durante 1 minuto;
  3. Junte a água e as amêndoas. Cozinhe em fogo alto até ferver;
  4. Abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar macio (acrescente água somente se necessário);
  5. Junte a salsinha e sirva.

Rendimento: 12 porções.

Obs: Quem desejar pode acrescentar pedaços de peito de frango desfiado.

arroz-amedoas-ceia-natal

PERU DE NATAL SAUDÁVEL 

Ingredientes: 1 peru, Sal a gosto para temperar, ½ xícara de azeite de oliva, 2 cebolas grandes picadas, 4 cenouras picadas, 4 talos de aipo picados, 2 raminhos de tomilho fresco, 1 folha de louro, ½ xícara de vinagre balsâmico.

Modo de Preparo: Retire a pele do peru. Massageie o peru inteiro, por dentro e por fora, com o sal. Coloque-o numa panela e cubra com água fria. Leve à geladeira por 12 horas. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180 C). Retire o peru da geladeira, jogue fora a água salgada e enxágue bem o peru em água corrente. Pincele-o com azeite de oliva. Preencha a cavidade da ave com uma cebola, metade das cenouras, metade do aipo, um ramo de tomilho e a folha de louro. Espalhe o restante dos legumes e o tomilho na assadeira em volta do peru e regue com o vinagre balsâmico. Asse descoberto, por quatro horas, em média. Se achar necessário vire de lado.

peru-ceia-natal

LOMBO COM CALDA DE FRUTAS VERMELHAS ♦

Ingredientes: 1 lombo suíno de 800g, 20 gramas de ervas finas, 10 g de alecrim, 20 g de alho moído, sal e pimenta a gosto, 50g de cebola, 20g de alho, Óleo de coco ou azeite de oliva extra-virgem, 50ml de vinho tinto, 150 g de frutas vermelhas (morango, amora, framboesa e mirtilo)

Modo de preparo: Faça um marinado com as ervas, espalhe sobre o lombo e deixe descansar por 2h. Depois embrulhe a carne em papel alumínio e leve para assar em forno pré-aquecido por 30 min. Então retire o papel alumínio e deixe o lombo dourar por mais 20 min. Reserve.

Vamos para a calda. Primeiro é preciso refogar o alho e a cebola com o óleo de coco ou azeite de oliva extra-virgem, acrescentar o vinho e as frutas vermelhas. Depois é só deixar cozinhar até reduzir em 50% da quantidade inicial. Por último, é só fatiar o lombo e regar com a calda de frutas vermelhas. Dado nutricional: A porção de 100g equivale a 180 calorias

lombo-ceia-natal

CHOCOTONE PROTEICO 

Ingredientes: 3 ovos + 2 claras, 80g de farinha de arroz integral ou outra farinha saudável, 30g whey protein de baunilha, 2 colheres de chá de essência de panetone, 130g de batata doce previamente cozida, 2 colheres de chá rasa de fermento químico em pó, 30ml de água morna 80g de chocolate 70% cacau picado em cubos.

Modo de Fazer: Bata tudo no liquidificador menos o fermento, a água e o chocolate. Adicione o fermento com os 30ml de água morna e misture com uma colher, despeje metade da massa em uma forma antiaderente untada, coloque os chocolates picados e cubra com o restante da massa. Asse por aproximadamente 35min em forno alto 200ºC. E pronto! Temos um Panetone Fit e muito gostoso para o natal! Dica: Se não quiser usar o chocolate troque por nozes, amêndoas, frutas desidratadas, damasco em cubos e etc.

chocotone-natal-ceia

CHOCOTONE VEGANO SEM GLÚTEN E SEM LACTOSE

Ingredientes da Essência Natural de Panetone: 200ml de suco de maçã integral, Raspas de uma laranja, Opcional: 30ml de rum

Ingredientes do Recheio: 250g de chocolate 70% cacau picado em pedaços médios.

Ingredientes da Fermentação: 1 tablete de fermento biológico fresco (15g) (não use em pó) + 1 colher de sopa de açúcar demerara triturado e 100ml de água morna.

Ingredientes da Massa: 200g de farinha de arroz integral, 100g de farinha de amêndoas, 150g de polvilho doce, 1 colher de sobremesa de goma xantana, ¼ colher de sal, 2 colheres de sopa de óleo de coco, 200ml de suco de maçã, 2 colheres de sopa de chia, 4 colheres de sopa de semente de linhaça, 4 colheres de sopa de açúcar demerara, 1 colher de sopa cheia de fermento químico, 2 formas de papel para panetone.

Modo de Preparo:

1 – Esquente a água até ficar começar a surgir bolinhas no fundo da panela (não deixe levantar fervura). Desligue o fogo e aguarde um min para amornar. Se colocar o dedo e estiver queimando, aguarde mais um pouco. Deve estar à temperatura suportável (como mamadeira de bebê). Coloque a água em um potinho e despeje o fermento químico e misture bem, adicione 1 colher de sopa de açúcar demerara e deixe o fermento descansar. Reserve.

2 – Em outro pote pequeno coloque o suco de maçã, raspas de laranja e o rum. Misture bem e reserve.

3 – Em um bowl maior para fazer a massa misture os ingredientes secos: farinha de arroz integral, farinha de amêndoa, polvilho doce e a goma xantana. Adicione depois a linhaça, a chia, o açúcar demerara, o chocolate bem picadinho e o sal. Aos poucos adicione a essência de panetone (suco de maçã, o rum, raspas de laranja do potinho reservado) e o óleo de coco. Depois de tudo bem misturado, adicione a mistura do fermento biológico. Adicione o suco de maçã aos poucos, até a massa ficar bem espessa (talvez não seja necessário todo o suco) e acrescente o fermento químico.

Dica: O fermento químico vai ajudar o panetone a crescer, já que por não ter glúten o fermento biológico não consegue ter todo seu potencial de crescimento.

4 – Depois da massa pronta, preencha 3/4 das formas de papel de panetone. Cubra com um pano e deixe dentro do forno desligado por 30 minutos para terminar o processo de fermentação. Decore com um pouco mais de chocolate picado em cima. Pré-aqueça o forno e asse em a 180 graus por 40 minutos, ou até bater no fundo e o som ser oco (como pão).

5 – Espere esfriar, não desenforme, nem corte em quanto estiver quente, já que ele continua assando.

Panetone-ceia-natal

 CHOCOTONE LOWCARB

Ingredientes: 6 ovos, 250 gramas de farinha de amêndoas, 150 gramas de xilitol, 1 colher de chá de goma xantana, 2 colheres de sopa de fermento químico, 1 colher de sopa de essência de panetone,  100 gramas de chocolate 70% cacau, 50 gramas de avelãs.

Modo de preparo: Em um recipiente e com o auxílio de um fouet, bata bem os ovos. Acrescente o xilitol, a goma xantana, o fermento e a essência, bata bem até que fique espumoso. Acrescente a farinha, o chocolate, as avelãs e com uma espátula mexa até incorporar todos os ingredientes. Disponha em forminhas de panetone (ou 1 de 500g, ou 6 de 100g). Em formas pequenas pode ser assado em forno pré aquecido à 200°C por 10 minutos, mais 20 minutos à 170°C.

RABANADA PROTEICA 

Ingredientes: 8 fatias de pão de forma integralr, ½ xícara de leite de sua preferência, 2 saches de adoçante de sua preferência (sugiro stévia ou xylitol), 1 colher de chá de essência de baunilha, 1 ovo, ½ scoop de whey sabor baunilha, 2 colheres de sopa de canela em pó.

Modo de Preparo: Corte as fatias ao meio, formando triângulos. Em uma tigela misture o leite com essência e adoçante. Em outra bata o ovo inteiro. Embebede as fatias de pão, uma a uma, na mistura do leite até ela amolecer (mas não muito, ela não pode quebrar) e em seguida passe no ovo. Grelhe em uma frigideira antiaderente os dois lados e em seguida passe na mistura de whey com canela e reserve!

rabanada-ceia-natal

RABANADA LIGHT 

Ingredientes: 4 fatias de pão integral, 1 ovo batido, ½ xícara de chá de leite desnatado, 1 colher de sopa de canela em pó, Opcional: 1 colher de chá de adoçante em pó (sugiro stévia ou xylitol).

Modo de Preparo: Molhar o pão no leite e depois passar no ovo. Grelhar em uma frigideira antiaderente. Em um prato, misturar a canela e o adoçante e passar as rabanadas. Dois segredinho para a receita ficar perfeita:

1 – O pão integral precisa ser mais firme porque senão vai ficar mole ao colocar no leite.

2 – Molhe bem no leite para umedecer e depois capriche no ovo.

Rendimento: 4 rabanadas. As calorias vão depender do pão utilizado. Somem 22 calorias para cada fatia de pão, ou seja, se a fatia do seu pão tem em média 50 calorias, a fatia da rabanada terá 72.

Peguei essa receitinha do blog da Mimis 😀 E a figura explicativa abaixo também!

rabanada-light-natal-dieta-blog-da-mimis-ceia-fit

Leia também...

Deixe um comentário

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.