Visita ao Castelo Neuschwanstein

Acredito que todo mundo aí deve conhecer o Castelo da Cinderela, certo? Se não o conheceu ao vivo, indo ao parque Magic Kingdom em Orlando ou pelos desenhos animados na TV, pelo menos já ouviu falar. Agora, quem aí sabe qual foi a inspiração de Walt Disney para construir este castelo? Se você pensou em um famoso castelo no sul da Alemanha, acertou! O Schloss Neuschwanstein (Castelo Neuschwanstein) é a mais bela obra de arte que você pode (e deve!) conhecer numa viagem à Alemanha. Vamos saber mais sobre ele?

O Castelo Neuschwanstein foi construído a mando do Rei Ludwig II da Baviera, também conhecido como Rei Louco. O projeto ambicioso, que quase levou o reino à falência, era de um mundo imaginário onde o rei poderia viver o seu próprio conto de fadas. Devido à grande amizade do rei com o compositor Richard Wagner, muitas das salas do castelo são inspiradas em suas obras.

A construção, que possui míseros 200 cômodos, tinha muitas modernidades para a época. Contava com calefação central, luz elétrica, água corrente quente e fria, sistema de descarga automática nos banheiros e até linha telefônica. Infelizmente, o rei conseguiu desfrutar desse sonho por apenas algumas semanas, já que foi encontrado morto em um lago pouco tempo depois, em circunstâncias misteriosas.

Poucas semanas após a morte do rei, o castelo foi aberto ao público e é, até hoje, o castelo mais visitado da Alemanha e um dos mais famosos do mundo. Cerca de 1.300.000 mil pessoas passam por ali todos os anos.

Onde fica o Castelo Neuschwanstein?

O Castelo Neuschwanstein fica entre as cidades de Füssen e Schwangau, beeem no sul da Alemanha, quase na fronteira com a Áustria. Quem estiver numa viagem por Munique, por exemplo, pode fazer um bate e volta ao castelo, já que a distância entre as duas cidades é de apenas 122km. O ideal é reservar um dia para este passeio, para poder fazer tudo com calma.

Já se você optar por fazer a viagem pela Rota Romântica na Alemanha, o destino final é Füssen, bem onde fica o Castelo Neuschwanstein. Não poderia terminar melhor, não é mesmo? Aliás, eu nunca fiz essa viagem, mas está nos planos. Ao todo são 28 cidades num trajeto de 400 km e inúmeras paisagens, castelos, cidades medievais e lindos campos verdes para conhecer.

Como chegar?

Partindo de Munique há duas opções para chegar ao castelo:

Carro

A viagem de carro costuma durar perto de duas horas, já que não há Autobahn neste trajeto. Viajando de carro você tem muito mais liberdade, podendo parar em qualquer lugar na estrada para tirar alguma foto, porém não seria essa a opção mais barata.

Chegando à região do Castelo, estacione em um dos vários estacionamentos à disposição e anote em qual deles você estacionou. Pode ser bobagem, mas como são vários estacionamentos, é fácil de fazer confusão na volta, hehehe.

Trem

Se você optar por ir de trem, saiba que há trens a cada hora partindo de Munique a Füssen. O trajeto leva umas duas horas e se você comprar o Bayern Ticket você pode economizar muito. Com esse ticket o primeiro adulto paga 22€ e o segundo adulto paga somente 7€ a mais. Até 5 adultos podem comprar esse ticket em conjunto e o ticket é válido das 9h até as 3h do dia seguinte.

Descendo do trem em Füssen, você deve pegar um ônibus que leva até o castelo. Com o Bayerns ticket você já tem direito ao trajeto de ônibus também, portanto não pagará nada a mais. O trajeto de ônibus de Füssen até o castelo dura uns 10 minutos. Aí a última etapa é subir o morro que leva ao castelo, pode ser feito a pé, de ônibus ou de charrete.

Ingressos para o Castelo Neuschwanstein

Uma dica importantíssima, principalmente se você for em alta temporada, é comprar os ingressos para o castelo antecipadamente. Caso você não compre antes, corre o risco de não conseguir entrar naquele dia, ou seja, viagem perdida. Ou também, pode esperar horas para o próximo horário disponível. Isso por que as visitas acontecem em grupos e esses grupos tem um número limitado de pessoas. Ah, importante dizer que se você chegou atrasado e perdeu o seu horário, perdeu o ingresso também. Sendo assim, garanta os seus ingressos antecipadamente!

Os tickets podem ser comprados com dois ou mais dias de antecedência, não sendo possível comprar no dia anterior. Os ingressos custam 13 para adultos, 12 para estudantes com carteirinha e para crianças e jovens até os 17 anos não é cobrado entrada. Quer saber mais? Clique aqui e acesse o site oficial do Castelo Neuschwanstein.

Visita ao castelo Neuschwanstein

Antes de mais nada, preciso dizer pra vocês que esse castelo é um verdadeiro conto de fadas. A beleza dele não se compara a nada e só vendo pessoalmente pra termos essa noção, já que ele é muuuito mais bonito pessoalmente do que nas fotos. Quando eu e meu noivo resolvemos viajar pra Munique para comemorar meu aniversário, em outubro de 2018, logo disse a ele: não podemos deixar de ir ver o Castelo da Cinderela!

Nossa viagem começou em Celle, onde moramos, e a partir daqui, cortamos o país inteiro. Optamos por viajar de madrugada, saindo de casa às 3h da manhã e então dirigimos 700 km até o Castelo Neuschwanstein. Nossos ingressos estavam marcados para as 12h.

Chegamos na região do castelo cerca de uma hora e meia antes do horário do nosso ticket. Assim, tivemos tempo para comer, ir ao banheiro e tirar umas fotos lá de baixo. Quando faltava uns 45 minutos para o nosso horário, começamos a subir, sem pressa, o morro que leva até o castelo.

Chegando no topo do morro, apreciamos por pouco tempo o castelo e imediatamente entramos para o nosso tour guiado. Esse tour leva cerca de 30 minutos e apesar de ser uma rápida visita, vale muuuuito a pena, portanto não deixe de fazer! Infelizmente, fotos são proibidas no interior do castelo.

Basicamente o tour passa por vários aposentos super decorados (um pouco demais até) e salões de festas luxuosos. O áudio guia vai explicando tudo no decorrer do passeio e você descobre várias curiosidades. Mas é claro que nao vou contar essas curiosidades, caso contrário perderia toda a graça né? Hehehe… Não deixe de ir na varanda apreciar a vista deslumbrante e tirar muitas fotos.

A vista do Castelo

Depois do tour por dentro do castelo, finalmente fomos dar uma volta nos arredores para conseguir tirar fotos. Infelizmente, a ponte Marienbrücke, da onde se tem as melhores vistas do castelo, estava fechada por causa do mau tempo. Não conseguimos tirar as fotos mais clichês (e mais bonitas), mas quem sabe numa próxima viagem.

Para finalizar, deixo aqui pra vocês as fotos que tiramos durante o passeio.

Castelo NeuschwansteinVista do castelo Neuschwanstein

 

Leia também...

Deixe um comentário