Cálcio e Suas Fontes de Origem Vegetal

Quando se fala em cálcio, logo pensamos no leite e em seus derivados. Mas e as pessoas que por algum motivo não podem consumir esses alimentos, como ficam?

calcio - intolerantes a lactose

Ficam muito bem, obrigada 🙂 A natureza é perfeita demais pra deixar um mineral tão importante para o nosso organismo vir apenas de uma fonte.

Existem vários alimentos de origem vegetal que são ótimas fontes de cálcio.

Mas, por que esse mineral é tão importante? Porque o cálcio participa de várias funções do organismo, ele é fundamental para a formação dos ossos e dentes, participa da coagulação sanguínea e da contração muscular. A carência de cálcio pode levar ao raquitismo, à deformação dos ossos nos membros inferiores durante o crescimento e a osteomalácia na fase adulta.

Vale lembrar que o cálcio sozinho “não faz osso”, ele só é absorvido na presença de magnésio, e participa juntamente com a vitamina D, magnésio, boro, vitamina K e fósforo para a formação da massa óssea.

calcio - osso

E onde podemos encontrar o cálcio de origem vegetal?

  • Frutas secas: figo, damasco e uva-passa.
  • Oleaginosas: nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará.
  • Sementes: girassol, gergelim, chia, linhaça e de melão.
  • Leguminosas: lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijões, soja.
  • Derivados da soja: tofu e tempeh.
  • Cereais integrais: quinoa, amaranto e aveia.
  • Vegetais de folhas verdes escuras: brócolis, couve, espinafre.
  • Outras fontes: Repolho, couve-flor, melado de cana e a Sardinha que apesar de não ser de origem vegetal é mais uma alternativa para variar as fontes de cálcio na alimentação.

calcio de origem vegetal

Outro fator importante a ser levado em consideração é que não adianta só colocar o cálcio dentro do organismo, devemos evitar os fatores que prejudicam sua absorção e que aumentam a sua eliminação, como o excesso de cafeína, refrigerantes, água com gás, sal, açúcar e proteínas. Isso mesmo, consumir carne demais aumenta a excreção cálcio via renal.

É por isso que sempre digo que equilíbrio é fundamental. Somente uma alimentação balanceada associada a alguns minutos de sol por dia (vitamina D) e exercícios físicos regulares vão te ajudar a ter ossos mais fortes, e de quebra, toda uma vida mais saudável. 😉

calcio - exercicio - vitamina D

Leia também...

Deixe um comentário