Bom senso, educação e redes sociais

Na semana passada a Vivi fez um post muito bacana falando sobre netiqueta, e conversando com ela durante a semana, chegamos à conclusão de que poderíamos falar um pouco mais sobre o assunto, afinal, a etiqueta está cada vez mais escassa…

A questão aqui não é se tornar repetitiva, até porque, se formos aprofundar o assunto etiqueta, iremos falar disso eternamente, pois o assunto não se esgota, mas precisamos falar sobre algumas coisas mais, além de tudo que a Vivi já falou AQUI

Hoje em dia é muito difícil falar sobre etiqueta nas redes sociais, pois há uma linha muito tênue entre o que um considera certo e o que é certo para o outro e ainda mais… Por mais que você não queira aceitar, que ache que a rede social é sua e posta o que quiser, primeiro de tudo a rede social não é sua, afinal, você não a comprou e ela muda e pode acabar a qualquer momento (lembram do Orkut?), depois, se você tem um amigo, a rede já não é mais secreta e qualquer coisa que você disser “fora dos padrões” da educação e bons costumes, (mesmo que alheios) poderá ser usado contra você! Já parou para analisar quantas pessoas estão se auto prejudicando por conta disso?

Abaixo, listo algumas questões que considero suuuper complicadas e que frequentemente são discutidas em sites, rodas de amigos, dentre outras…

Nestas minhas andanças por redes sociais tenho notado muitas coisas que me deixam abismadas e a principal delas é a segurança por trás da tela de um computador/celular aliada a falta de educação de algumas pessoas… Pra mim, independentemente de estar atrás da tela ou não, não devemos esquecer dos bons modos e principalmente da empatia… pra resumir, se não quer que te digam alguma coisa, favor, se segura e pense: eu gostaria que falassem comigo dessa forma em minha rede social? Eu diria isso pessoalmente para esta pessoa? Se a resposta para estas questões foi não, repense! Não gostou do post do coleguinha, fique em silêncio! Canso de ver pessoas criticando outras por sua roupa, corpo, maquiagem dizendo palavras grosseiras na rede social alheia! Gente, pelo amor, né?! Se não tem nada agradável pra dizer, não diga!

Gente discutindo sobre tudo sem o mínimo de conhecimento de causa, sem leitura, sem respeito, perdendo amizades… Lamentável!

Outra coisa que tem me incomodado profundamente é o tanto de informações sem fundamento que as pessoas andam compartilhando… Gente, que tal verificar a veracidade dos fatos? Sorteios de Iphones e carros, notícias políticas, facebook dando dinheiro pra quem curtir, fatos antigos (ou muito antigos) sendo compartilhados como sendo recentes, pessoas desaparecidas que já foram encontradas há anos… Apenas, verifiquem!

Se você não é extremamente intimo da pessoa, por favor, não envie mensagens privadas depois das 22h! Isto serve profundamente para o whatsapp e ligações telefônicas! Isso é questão de bom senso e educação!

Isto que vou dizer é extremamente difícil nos dias de hoje (pra mim particularmente), mas confesso que tenho tentado ao máximo me policiar… Ficar em redes sociais enquanto está com amigos, família e pior, em reunião de negócios… Não tem coisa mais chata do que você tentar falar com alguém que tá o tempo todo no celular, afinal, isso passa a impressão de que a pessoa não se importa com você.

Sei que é muito difícil tudo isso que disse, pois cada um pensa de uma maneira, não é mesmo? Mas independente de se pensar diferente, existem coisas que são universais, e bom senso é uma delas, portanto, vamos pensar antes de dar “enter” ou clicar em enviar, afinal, bom senso e educação não matam, não engordam, não fazem mal e ainda te preservam de passar por algum constrangimento ou vergonha.

Super beijo a todos.

Leia também...

Deixe um comentário