Bolo de Rolo não é rocambole

Comida também é cultura, por isso, quando recebi o convite para contribuir com o AE, vi uma oportunidade excelente para falar mais sobre esse universo tão maravilhoso e suas riquezas.  Muito além das receitas, cada preparação tem uma história e tenho achado incrível saber mais sobre elas. Filha e neta de mulheres cozinheiras, a paixão pela cozinha começou cedo, passando de hobby para profissão depois de uma temporada no meio da publicidade.

Nesse primeiro post trago a história de um dos patrimônios imateriais do meu amado Pernambuco, o bolo de rolo.

Um dos doces mais famosos de Pernambuco, o bolo de rolo surgiu de uma adaptação de uma sobremesa Portuguesa conhecida como colchão de noiva: um tipo de pão de ló com recheio de doce de ovos e amêndoas, enrolado em camadas grossas como um rocambole. Com a colônia, os portugueses precisaram se adaptar aos ingredientes locais para reproduzirem suas receitas tradicionais, o recheio de amêndoas foi substituído pelo doce de goiaba, a massa ficou mais densa e amanteigada, sempre dosada com muito açúcar produzido pelos engenhos daquela época. Em camadas cada vez mais finas, o resultado final foi um bolo parecido com um rolo, origem de seu nome.

*Crédito da imagem: basilio.fundaj.gov.br

Para quem quiser se aventurar nessa delícia vai aqui a receita:

Bolo De Rolo

Comida também é cultura, por isso, quando recebi o convite para contribuir com o… Receitas bolo, sobremesa, goiaba Brasileira Imprimir
Tempo de Preparo: Tempo de cozimento:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams fat
Classificação 5.0/5
( 1 Votos )

INGREDIENTES:

  • Massa
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 10 colheres (sopa) de manteiga
  • 5 ovos
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)
  • Recheio
  • 300 g de goiabada em barra ou
  • 400 g de goiabada cremosa

MODO DE PREPARO:

Massa: bata a manteiga e o açúcar até obter um creme fofo e claro. Acrescente os ovos um a um batendo sempre. Se desejar, nesse momento adicione a essência. Diminua a batedeira para a velocidade mínima e, aos poucos, acrescente a farinha de trigo. Bata o suficiente apenas para misturar a massa. Preaqueça o forno à 200ºC. Forre fôrmas retangulares com papel manteiga. Espalhe cerca de 4 a 5 colheres de massa com o auxílio de uma espátula de cortar bolo em cada assadeira. Cada camada leva aproximadamente de 3 a 4 minutos para assar. Você saberá o ponto certo quando a massa estiver opaca e não colar no seu dedo. Tire imediatamente para não passar do ponto. Espalhe o recheio e enrole ainda quente. Faça do mesmo modo com as demais camadas, porém você irá juntá-las pela emenda. Decore com açúcar.

Recheio: se usar goiabada em barra, cozinhe em 500 ml de água. Derreta a goiabada com água em fogo baixo e deixe engrossar até atingir a textura desejada para espalhar.

Leia também...

Deixe um comentário