Você já deve ter ouvido falar da biomassa de banana verde. Esta preparação é uma grande aliada da saúde e da dieta! Ela é rica em fibras, vitaminas e minerais, mas se destaca principalmente pelo amido resistente presente nela. O amido resistente é um tipo de carboidrato pouco absorvido pelo organismo e que tem ação parecida com a das fibras. Conheça alguns de seus benefícios:

beneficios-da-biomassa-da-banana-verde-1

Ajuda a regular o funcionamento intestinal.

É considerado um alimento prebiotico (que alimenta as bactérias boas do intestino). Isso melhora a imunidade, aumenta a absorção de nutrientes e contribui para a prevenção do câncer de cólon.

É processado de forma lenta pelo organismo (tem baixo índice glicêmico), o que prolonga a sensação de saciedade e ajuda a manter a glicemia estável. Por esse motivo, seu consumo pode auxiliar no controle do diabetes tipo 2.

Consegue reduzir a carga glicêmica das receitas, ou seja, faz com que a preparação seja absorvida mais lentamente, evitando picos de insulina e trazendo os benefícios citados acima.

Ajuda a controlar o colesterol através da redução de sua produção no fígado e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares.

E todos os itens citados acima contribuem com o EMAGRECIMENTO 😀

A biomassa de banana verde tem um sabor suave, que desaparece quando adicionada a preparações. Por isso pode ser acrescentada em receitas doces ou salgadas, como sopas, caldos, sucos, shakes, bolos, biscoitos, pães, etc.  Ela ainda pode ser usada como espessante, engrossando a receita, como no feijão por exemplo. A biomassa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e celeiros, ou pode ser feita em casa e congelada para usar aos poucos.

banana verde

Como preparar a Biomassa de Banana Verde 

» 1 « O primeiro passo é encontrar bananas verdes 😛 Pode ser qualquer tipo de banana, contanto que ela não tenha amadurecido ainda. A dica é: se na sua cidade tem feira, peça para o feirante se ele consegue colher as bananas verdes e reservar para você. A banana colhida do pé é melhor, pois algumas bananas verdes que encontramos nos mercados podem já ter passado pela aclimatação e isso diminui os benefícios da preparação – pergunte ao seu fornecedor.

» 2 « Corte as bananas da penca com cuidado para não expor sua polpa, mantendo-as íntegras e bem fechadas. Lave as banana com água e sabão, mantendo a casca, e enxágüe bem.

» 3 « Em uma panela de pressão, coloque água o suficiente para cobrir as bananas. Leve a panela ao fogo, espere ferver e só depois acrescente as bananas. Tampe a panela.

» 4 « Após pegar pressão (quando começar a soltar o vapor pela válvula), espere 10 minutos e desligue. Não abra a panela nem a coloque sob a água da torneira. A pressão deve ser liberada naturalmente.

» 5 « Terminada a saída da pressão, destampe a panela e descasque as bananas ainda quentes – a temperatura alta facilita a tarefa. Você pode usar pegadores, garfo e faca.

» 6 « Bata as bananas no liquidificador ou no processador até obter uma pasta. Se estiver difícil de bater, junte um pouco de água fervente (não use a água do cozimento). Está pronta! Utilize a biomassa em seguida ou congele. Dura de três a cinco dias na geladeira e até três meses no freezer.

biomassa de banana verde

Como armazenar e Utilizar 

Espere a biomassa esfriar para depois armazená-la. A dica é dividi-la em porções de 1 xícara de chá e acondicioná-las em sacos plásticos próprios para congelamento, potinhos formas de gelo. Ela deve ser descongelada antes de ser utilizada. Para descongelar, faça assim:

 Abra o saquinho e ponha a polpa numa panela com o fundo coberto com água. Leve ao fogo baixo e vá mexendo até que a polpa volte a ficar lisinha como era antes de congelar.

 Você também pode descongelar a biomassa em banho-maria (para não talhar).

 Se sobrar biomassa descongelada, guarde na geladeira em um pote de vidro hermeticamente fechado.

 Ela pode ser usada congelada em sucos, shakes e smoothies.

biomassa de banana verde congelada

» RECEITAS «

SUCO VERDE COM BIOMASSA

Ingredientes: 1 fatia de melão com sementes, ½ folha de couve, 1 colher (sopa) de polpa de banana-verde, 250 ml de água de coco

Modo de Preparo: bata tudo no liquidificador e beba. Rendimento: 2 porções

suco-verde-melão-e-biomassa

BRIGADEIRO FUNCIONAL

Ingredientes: 1 copo de leite vegetal ou leite desnatado, 2 colheres (sopa) de chocolate 70% cacau, 1 colher (sopa) de farinha de maracujá, ½ xícara (chá) de biomassa de banana verde. Confeito para decorar (granulado, chocolate picado, coco ralado, lascas de amêndoas ou de castanha-do-Pará).

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela, exceto a biomassa. Mexendo sempre, mantenha a mistura em fogo médio até começar a soltar do fundo da panela. Acrescente a biomassa, misture e desligue a chama. Espere esfriar e leve ao congelador por aproximadamente três horas. Retire, faça bolinhas e passe no confeito para decorar.

banana-verde brigadeiro

ESTROGONOFE DE FRANGO COM BIOMASSA DE BANANA VERDE

Ingredientes: 500g de peito de frango cortado em iscas, 1 colher (café) de sal, Suco de ½ laranja, 3 tomates maduros, ½ xícara (chá) de água, ½ maço de manjericão fresco, 1 cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem, 2 xícaras (chá) de biomassa de banana verde, 1 colher (sopa) de mostarda, 1 xícara (chá) de cogumelos, Salsinha picada a gosto, 1 pitada de curry (opcional), Sal a gosto.

Modo de Preparo: Tempere o frango com o sal e a laranja 30 minutos antes do preparo. Reserve. No liquidificador, bata os tomates com a água para virar um molho. Numa panela funda, coloque o molho de tomate e o manjericão fresco e leve ao fogo baixo para apurar por dez minutos. Refogue a cebola e o alho com 1 colher (sopa) de óleo de canola ou azeite por três minutos. Junte o refogado ao molho de tomate e acrescente a biomassa de banana verde. Escorra o frango, eliminando todo o excesso de suco de laranja. Numa frigideira bem quente, sem óleo, coloque as iscas de frango e deixe dourar. Não fique mexendo a carne para evitar que ela solte muita água. Ao final, coloque a mostarda. Junte o frango ao molho de tomate e acrescente os cogumelos. Salpique salsinha, coloque a pitada de curry (opcional) e o sal a gosto. Sirva.

strogonoff com biomassa de banana verde

LEITE CONDENSADO DE BIOMASSA            

Com ele dá pra fazer receitas de coberturas, recheios de bolos, ganaches, tortas e até brigadeiro! J O sabor não fica igual ao de leite condensado, é claro! Mas a consistência para fazer as receitas é incrível!

Ingredientes: 1 xícara “leite” vegetal (pode ser de arroz, amêndoas, coco ou aveia) ou 1 xícara de leite desnatado + 1 xícara de chá de biomassa de banana verde + 4 colheres de sopa de adoçante culinário da sua preferência (sugiro stévia, xylitol ou taumatina).

Modo de Preparo: Aquecer o leite vegetal. Bater no liquidificador ou mixer a biomassa, a bebida de arroz e o adoçante.

leite condensado de biomassa de banana verde

Dicas

Você pode alterar a consistência colocando mais ou menos bebida vegetal.

Você pode substituir o adoçante por açúcar de coco ou demerara, mas as calorias da receita irão aumentar.

A consistência se dá pela adição da bebida vegetal, portanto veja o ponto que quer e adicione mais ou menos.

A cor do leite condensado vai variar bastante. Pode ficar amarelo clarinho bem parecido com o original, mas pode ficar rosado e até puxando para o marrom ou verde. É por causa do tipo de banana usada para fazer a biomassa.

banana verde biomassa

Leia também...

Deixe um comentário