Os benefícios da famosa Batata-Doce

Existem quatro tipos de batata-doce no Brasil, classificados segundo a cor da polpa:

» 1 « A batata-branca (também denominada angola ou terra-nova) não é muito doce e apresenta polpa bem seca;

»« A batata-amarela também apresenta polpa seca, embora mais adocicada;

»« A batata-roxa apresenta casca e polpa dessa cor, sendo a mais apreciada pelo sabor e pelo aroma;

»« A batata-doce-avermelhada (conhecida pelos nordestinos como coração-magoado) tem casca parda e polpa amarela, com veios avermelhados ou mesmo roxos.


batata-doce-1

Enquanto a coloração amarelada deve-se à presença de betacaroteno, que possui ação antioxidante e previne certos tipos de câncer, a coloração arroxeada é formada pela deposição de antocianinas, pigmentos naturais com ação igualmente antioxidante, encontrados também nas frutas vermelhas e na casca da jabuticaba.

Mas motivo da batata-doce ter ficado famosa foi seu Índice Glicêmico (IG), que é baixo. O IG mede a velocidade da entrada de glicose (açúcar) na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato. Alimentos com IG alto são absorvidos rapidamente pelo organismo e sobem as taxas de açúcar no sangue. Então, o pâncreas precisa produzir muita insulina de uma vez só, que é encarregada de levar o açúcar para dentro das células, que em excesso, estimula o organismo a armazenar gordura.


Batata-doce-emagrece

E a batata-doce fornece energia de modo equilibrado, isto é, sem provocar picos de glicose e produção excessiva de insulina, o que também auxilia na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2, além de conferir maior sensação de saciedade.De fato, uma pesquisa do College of Agriculture and Life Sciences dos Estados Unidos comprovou que, graças ao IG baixo, ela auxilia no emagrecimento. “A batata é doce, mas não engorda!” Kkk! 😛

É por isso que a batata-doce virou a queridinha das pessoas que praticam atividade física ou que estão em dieta.

batata-doce-2

A batata doce também contem amido resistente, o mesmo tipo de amido presente na biomassa de banana verde, que foi comentado no post passado. Para saber mais é só clicar AQUI.

O amido resistente é um carboidrato que age como uma fibra insolúvel, fazendo com que o organismo absorva mais devagar o açúcar e a gordura, evitando assim o aumento de LDL-colesterol e triglicerídeos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, ao passar pelo intestino grosso, ele é fermentado pelas bactérias do bem (probióticas) e, com isso, ajuda a prevenir prisão de ventre, hemorroidas, doenças inflamatórias intestinais e câncer do cólon.

salada-frango-batata-doce_0

A batata-doce é uma raiz mais desenvolvida do que os outros tubérculos e é capaz de armazenar muito mais nutrientes, como vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e betacaroteno.

A vitamina A é essencial para a saúde dos olhos e da pele; as do complexo B atuam em várias frentes, em especial no sistema nervoso. O magnésio é ativador de várias enzimas. Já o cálcio é o principal integrante dos ossos; o fósforo traz disposição; e o potássio mantém a pressão arterial controlada. Ainda não acabou: betacaroteno (quanto mais escura a polpa, maior o teor), antocianina (disponível na variedade roxa) e vitaminas C e E, ajudam a prevenir câncer, além de combater o envelhecimento precoce das células em geral.

batata-doce

Na hora de comer

O uso da batata-doce pode entrar em qualquer prato salgado em substituição à batata-inglesa, como purê, salada, sopa, etc. Para consumi-la, basta cozinhar com casca e comer, assim você desfruta das fibras. Só evite prepará-la com óleos ou frita para não engordá-la. Eu particularmente gosto dela com canela em pó! Essa combinação é termogênica e rica em nutrientes. Vale a pena experimentar!

» Dica da Nutri  O modo de preparo da batata-doce interfere no seu IG. Isso mesmo! Se ela for feita em “chips” ele pode aumentar bastante. Isso porque a batata é cortada em pedaços finos o que aumenta a superfície de contato. Juntando com a alta temperatura a que ela é submetida, muitas ligações glicosidicas são quebradas e o seu IG sobe 🙁

E para finalizar, podem ficar tranquilos: Ninguém fica “grande” só porque come frango com batata-doce, ok? kkk! 😀

frango-com-batata-doce

RECEITAS ♦

» BRIGADEIRO DE BATATA-DOCE «

Ingredientes: 1 xícara de chá de leite de amêndoas, 1 colher de sopa de farinha de arroz, 4 colher de sopa de chocolate 70% cacau ralado, 1 xícara de chá de batata doce cozida e amassada.

Modo de Fazer: Em uma panela, antes de levar ao fogo, misture o leite, a farinha de arroz e o chocolate. Quando estiver homogêneo (sem bolinhas de farinha), leve ao fogo e acrescente a batata-doce. Mexa bem até desgrudar do fundo da panela. Leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e, com as mãos úmidas de água, faça bolinhas e passe em raspas de chocolate ou amaranto em grãos. Rende: 15 unidades. Calorias por porção: 36.

receita-de-brigadeiro-batata-doce

» BRIGADEIRO DE BATATA-DOCE 2 «

Para assistir o vídeo do preparo dessa receita é só clicar AQUI.

Ingredientes: 2 colheres de sopa rasas de manteiga sem sal, 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar, 3 colheres de sopa de açúcar de coco ou demerara ou xylitol, 3 colheres de sopa de chocolate amargo ralado, 1 batata doce média. Para enrolar: nozes picadas, cacau em pó ou coco ralado.

Modo de Fazer: Primeiro você cozinha a batata doce e com ela ainda quente (e descascada), passe no espremedor de batata (2 vezes para ficar com a consistência melhor). Se você não tiver espremedor, pode passar a batata doce na peneira. Junte os outros ingredientes, misture bem e leve ao fogo. Aqueça até a manteiga derreter e a preparação desgrudar do fundo da panela. Deixe a mistura na geladeira por 1 hora para ficar no ponto para enrolar. Umedeça as palmas das mãos e faça as bolinhas dos brigadeiros e passe nos ingredientes separados para enrolar: nozes picadas, cacau em pó ou coco ralado.

brigadeiro-batata-doce

» SALMÃO COM BATATA-DOCE «

Ingredientes: 1 batata-doce (ou inglesa) cozida, 1 filé (170 g) de salmão, Suco de 1/2 limão siciliano, 2 col. (sopa) de azeite, 1 pitada de sal marinho, Pimenta-vermelha fresca (ou em pó) a gosto, 1 col. (sopa) de cebola picada (ou em pó – metade da quantidade)

Modo de Fazer: Coloque o salmão em uma assadeira forrada com papel alumínio. Regue com o suco de limão e o azeite. Junte os outros temperos. Acrescente a batata-doce cortada em 4 pedaços e leve ao forno médio e deixe assar por 15 minutos. Ligue o grill para dourar rapidamente.

salmao_com_batata-doce

» WAFFLE DE BATATA-DOCE «

Ingredientes: 1 xíc. (chá) de batata-doce assada (ou cozida) e amassada, 1 xíc. (chá) de aveia em flocos, ½ xíc. (chá) de leite de soja zero (ou água), 2 ovos, 1 pitada de sal, 1 col. (chá) de fermento em pó, Raspas da casca de 1 laranja, Opcional: 1 scoop de whey protein sabor baunilha.

Modo de Fazer: Em uma tigela, misture os ingredientes (exceto as raspas de laranja) com a ajuda de um mixer (ou bata no liquidificador). Junte as raspas e use uma máquina de waffles ou aqueça uma frigideira antiaderente e asse a massa dos dois lados, como se fosse uma panqueca mais grossinha. Rende: 6 waffles. Calorias por waffle: 98.

waffle-batata-doce

» PANQUECA DE BATATA-DOCE «

Ingredientes: ½ batata-doce pequena (100 g), 4 claras, 1 ovo, Opcional: 1 col. (chá) de essência de baunilha.

Modo de Fazer: Corte a batata-doce em pedaços (pode manter a casca) e cozinhe até ficar macia. Coloque no liquidificador e bata bem com os outros ingredientes. Em uma frigideira pequena e antiaderente, levemente untada, prepare as panquecas (uma a uma) em fogo bem baixo. Tampe e deixe dourar por cerca de 4 minutos cada lado. Rende: 5 panquecas. Calorias por panqueca: 45.

panqueca-batata-doce

Fontes:

http://www.vponline.com.br/blog/home.php/

http://mdemulher.abril.com.br/

Leia também...

Deixe um comentário