Gente, resolvi escrever sobre a organização de closets por observar a atual necessidade que as pessoas tem, mesmo em apartamentos super pequenos, ter um espaço só pra guardar roupas e acessórios. Parece que apenas o “velho roupeiro” já não basta pra guardar tudo que precisamos, principalmente se é compartilhado entre duas pessoas.

Pois bem, apesar de existirem algumas medidas interessantes a serem respeitadas por questões de funcionalidade e conforto, este tipo de espaço deve ser pensado para se adequar às suas necessidades pessoais. Portanto, no planejamento é importante considerar a quantidade de coisas que serão guardadas sempre com uma margenzinha de folga. São poucas as situações em que se consegue resolver dormitório e closet no mesmo ambiente, considerando que a metragem dos apartamentos nem sempre colabora nesse sentido. Uma das alternativas é utilizar um cômodo especificamente para isto, o que já se tornou super normal para casais que ainda não tem filhos ou que ainda assim, tenham um ambiente sobrando. Organização é a chave de tudo, e nesse caso, deve sim ser a sua prioridade.

01

O tamanho do closet depende muito do espaço disponível, porém, para que a circulação seja eficiente são necessários pelo menos 70 cm entre os armários ou entre os armários e as paredes, dependendo de como irá dispor seu layout. Portas de correr são excelentes alternativas e além de proteger as peças, impedem que fiquem expostas.

02

Cabideiros, prateleiras e gaveteiros para peças masculinas como camisas, ternos, calças, gravatas e sapatos. Para as meninas, além de tudo isso, nichos para carteiras e bolsas. Ainda nesse caso, os cabideiros precisam ser mais altos para vestidos longos e casacos mais compridos. Para as prateleiras, o ideal é dispor de altura entre 30 e 40 cm. Mais do que isso não é necessário, pois as pilhas de roupas podem virar a cada retirada de peça.

37d181b15c16c67ab20e8b83d340b749

 

Espaços para jóias, acessórios em geral e maquiagem podem estar integrados e devem estar dispostos de forma que sejam bem acessíveis.

04 7618389ae086a81a0e4ad3c29efe0ac9

 

Espelhos para conferir os looks são super bem-vindos, além de causarem a sensação de amplitude no ambiente. Puffs, poltronas e tapetes também podem fazer parte da composição tornando o espaço ainda mais funcional, dinâmico e confortável.

05

Assim como a ventilação, a iluminação que você vai utilizar deve ter uma atenção especial. Se necessário, podem ser instalados pontos focais de luz direcionada nas peças que merecem maior destaque. Vale também para os espelhos ou bancada de make.

08 45cebd55911db6f36e7b58755a087228

 

Pra finalizar, vamos acabar com o mito de que um closet só pode ser bacana se for todo planejado e sofisticado! Seu closet pode sim ser um ambiente super cool e organizado mesmo com seu toque, mesmo sendo simples.

09 10 1221

 

Por hoje é isso! Espero ter inspirado vocês e vou aproveitar o domingão pra colocar algumas ideias em prática aqui em casa também! Beijo grande e olha lá a dica do grande Bill.. hehe

df145bfe8e54d9ffe9d553da14f9eb6d

Leia também...

Deixe um comentário