De origem inglesa, a Banoffee pie foi criada em 1974 no “The Hungry Monk Restaurant”, o proprietário Nigel Mackenzie e seu chef Ian Dowding chegaram a receita final da Banoffe na tentativa de alterar a receita americana “Blum’s Coffee Toffee Pie”, a qual eles consideravam “não confiável”.
A receita americana usava um caramelo, o doce de leite, feito a partir do cozimento da lata de leite condensado, bem comum aqui no Brasil. Muitas tentativas foram feitas, usando maçã e até mandarinas, mas foi somente quando Mackenzie adicionou a banana, que encontraram a receita perfeita.
A junção da banana com o caramelo de leite condensado foi tão bem aceito pelos seus clientes, assim não tiveram outra opção a não ser deixá-la no cardápio. Virando a sobremesa favorita de muita gente até da Dama de Ferro, Margaret Thatcher.
Anos depois, a Banoffe chegou ao Brasil, e com o tempo ganhou outras variações: Com morangos, uvas, o famoso leite em pó e o que mais a imaginação permitir, desde que mantenha os elementos da base de biscoitos, recheio cremoso, frutas e chantilly na cobertura.
Uma sobremesa fácil de fazer e com adaptações para várias situações, você pode usar um doce de leite ou chantilly já prontos. Ou se não tiver fôrma de fundo falso pode montar a torta num refratário e servir sem desenformar.
2 comentários
Parabéns pela brilhante aula (não tinha conhecimento real , da delíciosa Banoffee)
Que bacana, quero já testar ela no sábado próximo..com visitas em casa espero agradar o paladar deles e o meu é claro.. Agradeçida pela receita.