Autoreflexoterapia: uma técnica simples de auto cura e prevenção pelos pés.

A Autoreflexoterapia é uma técnica muito simples, adaptada para que qualquer pessoa consiga incluir na sua rotina, como um hábito preventivo e saudável de vida.

O objetivo é exercer pressão em áreas reflexas correspondentes a órgãos, glândulas e estruturas do corpo, a fim de promover mudanças fisiológicas, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.

Existem várias formas para auto aplicação, esta que escolhi para ensinar aqui na revista Arquitetando Estilos é muito simples, não exige nenhum conhecimento aprofundado sobre a técnica e o melhor, tem a duração de apenas 8 minutos, ou seja, não tem desculpa para não se beneficiar!

É claro que esta técnica não substitui o tratamento completo de Reflexoterapia com um profissional, mas ajuda e muito para potencializar tratamentos, prevenir patologias, aliviar sintomas e auxiliar no equilíbrio do padrão de sono, funcionamento intestinal, promover uma desintoxicação do organismo, reduzir stress, entre outros importantes benefícios.

Você vai precisar apenas de 3 objetos:

reflexoterapia

  1. Uma cadeira
  2. Um bastão – que pode ser um cabo de vassoura cortado, um pau de banner ou um rolinho de madeira.
  3. Um relógio ou cronômetro.

Veja como é simples, basta seguir as 4 etapas:

reflexologia

1. Sentado na cadeira, descalço, coloque os pés sobre o bastão e role lentamente durante 2 minutos. Role por todo o pé, desde a ponta dos dedos até o final do calcanhar em um vai e vem.

reflexoterapia

2. Passado os 2 minutos, levante-se e caminhe sobre o bastão, muito lentamente, dando um passo de cada vez, prestando atenção para encontrar os locais mais dolorosos e sensíveis. Caminhe por 2 minutos.

autoreflexoterapia

3. Agora que você percebeu qual região é mais sensível (lembrando que a região mais sensível de um pé pode ser diferente do outro), fique parado, sobre o bastão, pressionando a região mais sensível por 2 minutos.

passoapasso04

4. Após ter exercido pressão nas regiões dolorosas, você pode sentar novamente e repetir a primeira etapa, rolando o bastão com os pés para relaxar e reduzir a sensibilidade criada na etapa anterior. Role por 2 minutos.

Em caso de sobrepeso ou dor muito intensa a ponto de não aguentar realizar a etapa 2 e 3 de pé, você poderá realizar estas etapas sentado exercendo pressão sobre os joelhos com as mãos e tronco – tente deixar a coluna ereta, ok?!

Mas, atenção!
Evite ou procure um profissional se estiver grávida, com feridas ou infecção nos pés e se sofrer de diabetes ou veias varicosas.
Lembre-se que a Reflexoterapia se utiliza de regiões nos pés para tratar todo o corpo, mas para que isso aconteça, seus pés precisam estar saudáveis.

Espero que você pratique para perceber os resultados!
Depois me conta aqui como foi?

Aproveita e dá um pulinho conhecer meu blog: http://www.acupunturaeterapias.com.br.

Abraço e até a próxima!

Leia também...

Deixe um comentário