Olá, vamos falar hoje sobre osteoartrose ou apenas artrose. Você sabe o que é??

Artrose é o desgaste da cartilagem que recobre os ossos de uma articulação, danificando também outras estruturas articulares como ligamentos, líquido sinovial e cápsulas articulares.  A cartilagem articular é responsável por promover o deslizamento da articulação sem atrito entre esses ossos, uma vez danificada os ossos começam se encostar e é quando acontece o inchaço, dores e limitação de movimentos.

Ela é mais comumente encontrada nas mãos (dedos), joelhos, quadris e coluna. Dependo do grau dessa artrose conseguimos ver as deformidades existentes nas articulações.

Em graus leves de artrose consegue-se um tratamento com conservador, ou seja, sem cirurgia. Mas em graus mais severos a cirurgia de colocação de prótese é indicada. Infelizmente não existe cura para artrose, porém quanto mais cedo se começa o tratamento melhor o prognóstico, podendo até se evitar a cirurgia.

O tratamento conservador na medicina ocidental consiste em medicamentos, fisioterapia, hidroterapia, atividade física orientada.

Na Medicina Oriental não usamos medicamentos, mas acupuntura, moxabustão, fitoterapia, laseracupuntura  que são eficientes  e trazem ótimos resultados diminuindo edema, diminuindo dor e inflamação. As técnicas da MTC devem ser associadas também a fisioterapia, hidroterapia e atividade física orientada.

Já na artrose muito avançada a medicina chinesa fica se limita ao tratamento de dores e outras situações periféricas.

Segundo a OMS a osteoartrose é a doença que mais reduz a qualidade de vida. Então não deixe chegar ao ponto avançado para buscar um tratamento. Procure ajude enquanto há tempo de melhorar sua qualidade de vida, não sofra com uma dor que você consegue tratar sem intervenção cirúrgica e sem medicamentos.

Um beijo

Ale Iasbek

Leia também...

Deixe um comentário