Para um Amigo Secreto de Vinhos Diferente

Amigo Secreto de Vinhos? Caraca, que tema batido, Keli?

Pera, amiguinhos… Tia Keli vai explicar: Não tô aqui pra sugerir um vinho até x reais, mas para sugerir uma brincadeira bem legal entre amigos.

Que tal um amigo secreto com um vinho e um desafio? E que os vinhos sejam tomados entre o próprio grupo? Explico!

A maioria dos amigos secretos (tem gente que chama de amigo oculto) estabelece um valor e uma tipo de presentes. Minha dica com esse artigo é que vocês brinquem de presentear com um vinho que considerem diferente ou então um vinho mais “tradicional” com uma sugestão atípica de harmonização.

Vamos a alguns exemplos?

1) Um Porto com uma sugestão de harmonização diferentona. Voltei do meu curso sobre Vinhos do Porto com um desejo enorme de harmonizá-los em vários pontos da refeição. Minha dica é uma entrada que leve gordura e sal – um queijo curado por exemplo – com um Porto Tawny. Ou uma combinação das mais interessantes que já provei na vida: Steak Tartare, com toda sua acidez e temperos e um belo porto frutado e denso como o Quinta do Crasto LBV Unfiltered (importado pela Qualimpor). Dúvidas sobre os estilos de Vinhos do Porto? Clique aqui.

2) Um espumante de um lugar diferente: Champagne, espumantes da Serra Gaúcha… Que tal testar uma nova região e ter uma nova experiência? Aqui um delicioso espumante do Vale do Rio São Francisco acompanhou uma sobremesa com ingredientes brasileiros e fez muito sucesso.

3) Um vinho de um local difícil de acreditar: Que tal um vinho mineiro? Minha dica são os vinhos da Luiz Porto, uma vinícola que está fazendo história com vinhos muito interessantes neste novo terroir. Eu adoro o Cabernet Franc. Descubra um pouco mais sobre ele clicando aqui.

4) Um Jerez: Nunca ouviu falar? Os Jerez são vinhos fortificados incríveis do sul da Espanha com um processo de elaboração único e que tem diversos estilos e podem ir de entradas a sobremesas surpreendendo sempre. Eu recomendo que comecem a conhecer essa maravilha pelo estilo Fino. Aqui eu conto um pouco sobre eles.

5) Um vinho comprado no supermercado: Gostar de vinho caro é bom. Um bom achado a bom preço é a melhor coisa do mundo. E os supermercados estão cheios de achadinhos. Confira aqui algumas dicas.

Lembre-se, a ideia é presentearem os amigos e já marcarem uma nova data para degustarem juntos. Então você pode receber um mais caro e presentear com um mais barato ou vice versa. O importante é a descoberta e a mesa cheia de amigos.

Feliz Natal com muitos vinhos para todos.

Até a próxima coluna, Keli Bergamo

Leia também...

Deixe um comentário