Olá, hoje vamos falar um pouquinho das rinossinusites, ou apenas sinusite.
No outono e no inverno aumentam o número de casos dessa patologia devido ao clima seco e frio e atingem tanto crianças quanto adultos.
Suas causas são extremamente variadas, como infecções virais, bacterianas, fúngicas ou quadros alérgicos nasais como, por exemplo, a rinite alérgica. Em alguns pacientes as sinusites podem evoluir para outras complicações como a polipose nasal, a tal “carne esponjosa” que tanto ouvimos falar.
Os sintomas mais comuns que encontramos são obstrução, congestão, coriza, prurido nasal e cefaleia ou dor e sensação de pressão e peso facial. Outros sintomas também podem estar presentes, como febre, halitose (mau hálito), diminuição do olfato (não sente cheiro), dor na arcada dentária superior, fadiga, sono agitado, tosse e dor ou pressão nos ouvidos.
A acupuntura tem objetivos variados no tratamento da sinusite, pois depende da situação atual de cada paciente. Deve ser aplicada tanto nas crises agudas quanto nos períodos entre as crises, exatamente para evitar novas recidivas.
Os estímulos neurais provocados pela acupuntura são capazes de favorecer o combate ao agente perverso invasor, que para a Medicina Tradicional Chinesa é o responsável pelas sinusites, aumentar a resistência do paciente (sua imunidade), melhorar o fluxo aéreo nasal (melhorar a respiração) e manter as cavidades nasossinusais limpas. Dessa maneira, a cefaleia e o peso na face melhoram, a drenagem e a limpeza de secreções são possíveis e o paciente tem comprovada diminuição das crises.
Quando aplicada na crise aguda, o resultado da acupuntura é imediato, com eliminação da secreção e consequente alívio das dores e a sensação do peso na cabeça e na face. Tenho uma paciente que diz que o prejuízo vem nos lenços de papel!! Há relatos, inclusive, de pacientes que não fazem uso de medicamentos sintéticos tratam apenas com acupuntura e obtém excelentes resultados.
É importante que se faça o tratamento entre as crises, evitado que ocorram e causem tamanho desconforto. Outra coisa que se aconselha é evitar o consumo de leite e derivados, álcool e alimentos gordurosos.
Como diz um ditado chinês:
Esperar ter sede para cavar o poço pode ser muito tarde.
Grande Beijo,
Ale Iasbek
10 comentários
Olá Alessandra,
adorei seu post.
Montei um canal no Youtube para divulgação da MTC.
Gostaria de compartilhar com você.
Gratidão
https://www.youtube.com/channel/UC4f3AqLD0IG4YSxns0fcWSg?view_as=subscriber
Ola Raul,
Vou acessar seu canal!!
Gratidão por compartilhar!
Achei a matéria muito interessante e de grande importância para quem sofre de sinusite. Obrigada!
Ola Maria Cristina,
Obrigada pelo feedback… A Medicina Chinesa é uma ótima aliada pra quem sofre de sinusite.
Se você tiver alguma sugestão para os futuros posts mande para nós, teremos grande prazer em escrever!!!
Um beijo,
Ale Iasbek
Gostaria de saber se vc trabalha c acupuntura. Em caso afirmativo…gostaria de contato seu. Obrigada.
Olá, Regina tudo bem??
Eu trabalho sim!
Meu contato é alessandra@sagelondrina.com.br
Aguardo você!
Alessandra
Sensacional a matéria!!bem objetivo e com alguns exemplos bacanas
Muito obrigada
Bom artigo sou a Regina Helena, e gostei muito deste artigo em seu site, tem muita qualidade parabéns vou acompanhar seus artigos, para saber mais dicas.
Oi Regina Helena,
Que bom que gostou do artigo.
Se tiver sugestões para mais artigos pode nos mandar
Um abraço
Ale Iasbek