Alimentos que Pioram os Sintomas da TPM

Tensão pré menstrual (a famosa TPM), é um problema que afeta as mulheres e a todas as pessoas que convivem com elas nessa fase! KkKk! 😛 Como se já não bastassem os incômodos físicos como inchaço, dor de cabeça e cólicas…Ainda temos que lidar com os sintomas psicológicos característicos desse período: alterações de humor, depressão, irritabilidade, etc.

Mas nem tudo está perdido! O simples fato de você diminuir ou deixar de consumir certos tipos de alimentos durante esta fase, pode aliviar e até mesmo evitar que você tenha alguns desses sintomas indesejáveis.

tensão pré menstrual tpm
Descubra agora quais são os maiores vilões da TPM:

AÇÚCAR E ALIMENTOS REFINADOS: O que os doces, chocolate ao leite, massas, arroz e pão branco têm em comum? Quando eles são digeridos pelo nosso organismo eles são quebrados em moléculas de glicose, ou seja, açúcar! Isso mesmo, independente de ser doce ou salgado. Por não conterem fibras, estes alimentos são absorvidos de maneira bastante rápida, o que desencadeia uma grande produção de insulina de uma vez só, porque é ela quem leva toda essa glicose do sangue para a célula. O problema é que quando esse transporte acontece muito rápido, os níveis de glicose no sangue podem ficar baixos, causando a chamada hipoglicemia. Agora o bicho pega! O alimento preferido do cérebro é a glicose e sem ela ele começa a dar sinais de que tem algo errado, e assim começam aqueles sintomas que nós conhecemos: dor de cabeça, alteração de humor, ansiedade, vontade de comer carboidrato, cansaço e compulsão por doces! Se você ingerir alimentos integrais, você quebra esse ciclo vicioso. As fibras destes alimentos fazem com que o carboidrato seja absorvido lentamente e com a produção de insulina regular, assim disponibilizando glicose para o cérebro e para células.

doces tensão pré menstrual tpm

BEBIDA ALCOÓLICA: Por conter muito açúcar em sua composição também tem efeito hipoglicêmico, agravando os sintomas da TPM. Além disso, a bebida alcoólica faz com que nosso corpo perca vitaminas e minerais importantes que ajudam diminuir a tensão pré-menstrual e a evitar a hipoglicemia.

alcoolCAFEÍNA: Estimula o hormônio do estresse, aumentando a ansiedade, irritabilidade, cefaléia e oscilações de humor. Evite o café, chá preto, chá mate, chás gelados, refrigerantes a base de cola e o guaraná.

cafeína

GORDURA RUIM: Causa o aumento de peso e a inflamação do organismo, podendo agravar a dor nas mamas, cólicas, acne e dores de cabeça. Passe longe das carnes gordas, manteiga, frituras, embutidos, leite e iogurte integrais, queijos amarelos e alimentos que contenham gordura trans (industrializados), como bolachas, sorvetes, salgadinhos, etc.

gordura

SÓDIO: Em excesso causa a retenção de líquidos, dor nos seios, inchaço na barriga, nos pés e nas mamas. Ele está presente no sal de cozinha e em alimentos processados industrialmente, como: enlatados (extrato de tomate, milho, ervilha), conservas (azeitona, palmito, pepino), embutidos (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, salame), aditivos (glutamato monossódico) utilizados em alguns temperos prontos, sopas de pacote e macarrão instantâneo, defumados, ketchup, mostarda, shoyu, caldos concentrados e até adoçantes artificiais à base de ciclamato de sódio e sacarina sódica.

sal sódio

RECEITINHAS ANTI-TPM

SUCO VERMELHO

Ingredientes: 1 a 2 beterrabas pequenas, ramos de coentro, ½ limão com casca, 1 pêra pequena, ¼ de funcho (bulbo de erva-doce), 1 colher de chá de cúrcuma em pó

Modo de Preparo: Após picar a beterraba, o limão e a pêra, junte-os aos outros ingredientes e coloque em uma centrífuga, batendo até formar o suco. Caso use um liquidificador, apenas acrescente 250ml de água filtrada antes de bater. A bebida deve ser ingerida logo em seguida, para que os benefícios sejam aproveitados ao máximo.

Propriedades: A beterraba, o coentro e o limão, tem ação detox no organismo. O funcho tem ação direta contra a retenção de líquidos e o inchaço. A cúrcuma tem grande ação anti-inflamatória e ajuda a minimizar cólicas e coágulos. A pêra é usada para garantir um sabor adocicado sem impactar os níveis de insulina no sangue, ponto fundamental para um ciclo menstrual sem sintomas físicos, alterações de humor e desejos por doces.

MAÇÃ ASSADA COM GELÉIA DE DAMASCO

Ingredientes: 1 maçã, Canela à gosto, 2 colheres de sobremesa de mel de abelha, 1 xícara de água, Damascos secos, 1 envelope de gelatina sem sabor.

Modo de Preparo: Para fazer a geléia, cozinhe os damascos com a água em fogo baixo, quase apagando, durante aproximadamente três horas. Tampe a panela e mexa com uma colher de pau a cada meia hora; Acrescente a gelatina já diluída em água quente (seguir orientação da caixinha) à mistura. O ponto certo do doce é quando você consegue ver o fundo da panela ao mexer. Corte a maçã da maneira que você preferir, e polvilhe com a água. Leve ao forno por 15 minutos; Retire e acrescente o mel e a geléia de damasco sobre a maçã. Polvilhe a canela em seguida.

Propriedades: O mel possui triptofano, que melhora o humor. A canela regula a glicose e diminui a vontade de comer doce. A maçã e o damasco são frutas que possuem fibras e melhoram o funcionamento do intestino.

TPM-1

Leia também...

Deixe um comentário