Alimentos que Ajudam a Diminuir o Inchaço

O inchaço, também conhecido como retenção de líquido, ocorre quando fluídos se acumulam no organismo causando edema nas mãos, pés, pernas e até alguns quilinhos a mais na balança.

O que causa o inchaço?

  1. Alimentação desequilibrada, com excesso de sal, alimentos enlatados, temperos industrializados, salgadinhos e embutidos (bacon, salame, presunto, etc.).
  2. Beber pouca água. Parece estranho, né? Mas é uma maneira do corpo tentar compensar a desidratação: retendo o líquido no organismo.
  3. Alterações hormonais que normalmente acontecem em nós mulheres no período do mês mais esperado (contém ironia), o período pré-menstrual. 😆 »

embutidos causam inchaço

Como diminuir o inchaço?

A primeira e principal dica é beber bastante água. Um corpo bem hidratado não precisa “guardar” água nele como mecanismo de prevenção a desidratação. A segunda é evitar sal em excesso e alimentos que façam o seu corpo reter líquido (aqueles com muito sódio em sua composição como enlatados e embutidos) e a terceira é incluir diariamente alimentos diuréticos na sua alimentação.

água

Separei uma lista com frutas, verduras e ervas que contém propriedades ajudam a diminuir o inchaço no seu organismo:

» Frutas « Abacaxi, melão, melancia, laranja, limão, maracujá, água de coco.

» Verduras « Pepino, cenoura, aspargo, salsão, salsinha, pimentão, tomate, alcachofra, agrião, abóbora, chuchu.

» Ervas e chás « Cavalinha, hibisco, dente-de-leão, cabelo de milho, chá verde, chá preto.

Esses alimentos rendem muitas combinações e preparações diferentes, como sucos, sopas, purês, saladas e até os famosos “suchás” (sucos misturados com chás).

alimentação saudável

É importante ressaltar que estes alimentos que ajudam a diminuir o inchaço não emagrecem, eles podem ajudar a diminuir o peso e medidas, mas eles não eliminam a gordura corporal.

E para finalizar, uma receitinha de suco diurético para vocês:

Suco de Melancia com Pepino

Ingredientes

  • 3 fatias médias de melancia
  • Suco de ½ limão
  • 1 pepino médio

Modo de Preparo: Descascar o pepino e cortar em pedaços pequenos. Em seguida, adicionar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que tudo se transforme em uma mistura homogênea. Servir sem coar.

suco de melancia para diminuir o inchaço

Leia também...

Deixe um comentário