ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Você sabia que os alimentos podem ser seus aliados no combate ao estresse e a ansiedade? Os nutrientes quando ingeridos nas quantidades necessárias, permitem o bom funcionamento do sistema nervoso e a produção adequada de serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar, melhora do humor e da saciedade e diminuição da ansiedade.

Existem vários nutrientes que auxiliam direta ou indiretamente na formação e utilização da serotonina. E é sobre eles que nós vamos falar hoje 😀

ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Vale lembrar que a alimentação serve como complemento no tratamento contra o estresse e a ansiedade e não substitui as orientações do seu médico ou psicólogo.

TRIPTOFANO: É um aminoácido essencial, precursor do neurotransmissor serotonina, e que também ajuda a melhorar a qualidade do sono. Entretanto ele não age sozinho, para que aconteça a sua conversão em serotonina ele precisa de ajuda de outros nutrientes. Você pode encontrar triptofano no grão de bico, lentilha, banana, mel, abacate e goji berry.

ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE - goji berry -

CARBOIDRATOS: Tem a capacidade de aumentar a biodisponibilidade do triptofano cerebral, isto é, melhora sua “absorção”. Prefira os carboidratos integrais como a aveia, arroz integral, pão de centeio, eles ainda possuem outras vitaminas e minerais contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.

ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE - integrais

CÁLCIO: Atua na regulação e transmissão dos impulsos nervosos. Sua deficiência pode causar alterações de humor, irritabilidade, nervosismo e até insônia! Este mineral pode ser encontrado no brócolis, couve, repolho, gergelim, tofu, quinua, leite e derivados desnatados.

Tofu - ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

MAGNÉSIO: É fundamental para a formação de serotonina, atua também no relaxamento dos músculos, aliviando cãibras e a fadiga muscular. Fontes: castanhas, nozes, semente de abóbora, aveia, arroz integral e vegetais de folhas verdes escuras (agrião, couve, brócolis, espinafre, rúcula).

oleaginosas - ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

ÁCIDO FÓLICO: Diminui o cansaço e a ansiedade e é essencial. Participa da conversão de triptofano em serotonina. O consumo insuficiente de folato pode causar fadiga, dores de cabeça, irritabilidade, insônia e depressão. São boas fontes dessa vitamina: vegetais de folhas verdes escuras, fígado, ovos, suco de laranja, repolho, couve-flor, melão, abacate e alimentos integrais.

FOlhas verdes escuras - ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

VITAMINA B6: Age como cofator na síntese de neurotransmissores. Contribui para a regulação do humor. Baixos níveis dessa vitamina no organismo podem causar depressão, distúrbios do sono e tensão pré-menstrual. Alimentos que contem boas quantidades de piridoxina: banana, abacate, batata, espinafre, cereais integrais, ovos, carne vermelha e branca.

abacate - ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

VITAMINA B12: Melhora a disposição e a energia. Também é necessária no processo de transformação do triptofano no neurotransmissor do bem estar.  As principais fontes de cianocobalamina se encontram em alimentos de origem vegetal, como fígado, carnes em geral, ovos e leite.

ovos - ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Veja a seguir algumas idéias de como combinar e incorporar estes alimentos no seu dia a dia:

1) Salada de Brócolis, Agrião, Repolho, Cenoura + Grão De Bico + Gergelim

2) Arroz Integral + Lentilha + 1 Filé de Peixe + Suco de Laranja

3) Banana + Aveia + Canela + Castanhas

4) Abacate + Limão + Mel

5) Torradinha de pão integral + Tofu + Orégano

6) Suco De Couve + Goji Berries + Água De Coco

7) Salada De Agrião, Couve-Flor + Beterraba + Batata + Bife De Fígado

8) Ovo Mexido (Sem Óleo) Com Espinafre + Tomate

9) Quinua em flocos + Leite Desnatado + Melão + Mel

10) Sopa de Lentilha Com Peito De Frango

11) Salada de Frutas: Banana, Maçã, Mamão, Goji Berries, Kiwi

12) Sanduíche de Pão Integral + Rúcula + Queijo Branco + Atum

banana - ALIMENTOS QUE AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E A ANSIEDADE

Leia também...

Deixe um comentário