O processo de oxidação é natural no nosso organismo, o simples fato de você estar respirando agora significa que você está produzindo radicais livres, oxidando e envelhecendo. Mas os radicais livres também tem sua função benéfica, eles são usados pelo nosso sistema imunológico para atacar micro-organismos que causam doenças e também fazem parte da sinalização entre as células.

envelhecimento

O problema acontece quando a produção de radicais livres é muito maior do que deveria ser, e são muitos os fatores que contribuem para isso: o consumo excessivo de gordura trans, frituras, bebida alcoólica e medicamentos; estresse emocional; a prática desregrada de exercício físico; exposição a poluição, toxinas ambientais e fungos e bactérias nocivas; e contaminação por metais pesados como mercúrio (peixes), alumínio (panelas) e cádmio (fumaça do cigarro). Além desses fatores, a defesa antioxidante ainda está comprometida pelo baixo consumo de nutrientes e compostos bioativos antioxidantes.

cigarro

Este desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a ingestão de antioxidantes contribui com o envelhecimento precoce e o surgimento de várias doenças como aterosclerose, mal de Parkinson, Alzheimer, câncer, obesidade e diabetes.

Investir em uma alimentação rica em alimentos antioxidantes contribui para uma vida muito mais saudável e de quebra, uma aparência mais jovem. Conheça agora alguns nutrientes antioxidantes e os alimentos onde são encontrados:

frutas cítricas

VITAMINA C – Está presente nos vegetais e nas frutas, principalmente nas cítricas: acerola, caju, kiwi, laranja, limão, manga, melão, morango, abacaxi, brócolis, couve, espinafre, tomate, pimentão.

VITAMINA E – Nozes, amêndoas, avelã, castanha-do-pará, azeite de oliva extra-virgem, linhaça, semente de girassol, gérmen de trigo, gema de ovo.

LICOPENO – Encontra-se em alimentos de cor vermelha como o tomate, melancia, morango, goiaba, pitanga, beterraba.

tomate-licopeno

VITAMINA A e BETACAROTENO Suas principais fontes são frutas e vegetais de cor amarela ou laranjada e verdes escuros: Cenoura, abóbora, mamão, manga, damasco seco, caqui, batata doce, agrião, couve, espinafre, rúcula.

ZINCO – Ostras, nozes, castanhas, carne vermelha magra, carne de frango magra, arroz integral, aveia, feijão, semente de abóbora, pão integral.

COBRE – Cacau em pó, fígado, lentilha, aveia, semente de abóbora, girassol e gergelim, soja e farinha de soja, carne bovina magra, ostras.

cacau em pó

SELÊNIO – castanha-do-pará, amêndoa, avelã, salmão, ostra, farelo de trigo, semente de girassol, fígado, farinha de centeio.

MANGANÊS – Damasco, aveia, soja, amêndoa, nozes, feijão, carne bovina magra.

CISTEÍNA E GLUTATIONA – Brócolis, cebola roxa, alho, aveia, couve de bruxelas.

brocolis

ÔMEGA 3 – Está presente principalmente em peixes de água fria: cavala, sardinha, salmão, atum, arenque e também na linhaça, chia, azeite de oliva extra-virgem ou óleo de linhaça.

FLAVONÓIDES – Cebola, brócolis, soja, cacau, chá verde.

ANTOCIANINAS – Frutas vermelhas: amora, mirtilo (blueberry), uva, morango, cereja, framboesa, pitanga, melancia, tomate, gojiberry, cranberry e açaí.

cereja

CURCUMINÓIDES – Cúrcuma, presente também no tempero açafrão.

LIGNANAS – Linhaça, semente de gergelim.

ORIZANOL – Arroz integral.

arroz integral

RECEITAS RICAS EM ANTIOXIDANTES

SHAKE ANTI-ENVELHECIMENTO

Ingredientes: 1 col. sobremesa de Goji Berry, 1 col. sobremesa de Farelo de Aveia, ¼ de xícara de mirtilo, 100ml de suco de cranberry, 100ml de leite de arroz.

Modo de Preparo: Na véspera, deixe as goji berries de molho. Bata tudo no liquidificador, coloque gelo a gosto e beba.

Propriedades: As goji berries possuem atividade anti envelhecimento muito potente, pois contêm zeaxantina, carotenos, vitaminas e outros componentes que combate as rugas e deixam a pele mais firme. Ajuda na formação de colágeno, o principal componente estrutural da pele tornando a mais resistente e forte. Cranberry contém antocianinas, um magnífico antioxidante, neutralizando os radicais livres que causam o envelhecimento da pele, além de ter propriedades antiinflamatórias, mantendo a pele sempre linda e saudável. A aveia, riquíssima em tiamina, é fundamental para a regeneração e manutenção da beleza da pele. Além disso, a aveia contém cisteína que é necessária para a formação de queratina que oferece firmeza e elasticidade a pele.

shake anti envelhecimento

SUCO ANTIOXIDANTE PARA A PELE

Ingredientes: 6 morangos médios congelados, 1 col. sobremesa de semente de linhaça, 200ml de água de coco.

Modo de Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.

Propriedades: A vitamina C contida no morango é essencial para a boa manutenção da pele e formação do colágeno, além disso é ótima fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres. A gordura de boa qualidade, minerais como o zinco e as fibras da linhaça ajudam no funcionamento do intestino. E não temos dúvida de que pele bonita é sinal de intestino em dia!


suco de morango

SUCO ROXO DETOX

Ingredientes: 1 caneca de morangos orgânicos, 1 copo de suco de uva integral, 1 colher (sopa) de goji berry desidratada, 1 folha de couve orgânica, 1 colher (sopa) de semente de chia

Modo de Preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata. Coe e sirva. Para manter as propriedades antioxidantes, é importante consumir na mesma hora.

suco roxo

SUCO ROSA DESINTOXICANTE E ANTIOXIDANTE

Ingredientes: 1 colher de beterraba crua + 1 colher de goji berry + 3 colheres de morangos picados (ou outras frutas vermelhas picadas em conjunto) + 150 ml de água de coco (ou chá de hibisco gelado) + 50 ml de suco de laranja + 1 colher de chia hidratada na água de coco ou no chá de hibisco de um dia para o outro + 1 rodela pequena de gengibre.

Modo de Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e acrescente gelo para beber na hora.

suco rosa

SUCO DE MELANCIA DETOX

Ingredientes: 1 fatia fina de melancia + ½ colher de lascas de gengibre + 100ml de água de coco + ½ colher de folhas de hortelã.

Modo de Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, e ao fim acrescente um sache de adoçante e beba sem coar com gelo.

suco de melancia

Leia também...

Deixe um comentário