Alimentos aliados da memória

Esquecer nomes, datas e rostos pode até ser normal vez ou outra. As inúmeras tarefas e o estresse do dia a dia realmente atrapalham a nossa concentração. Mas quando estas falhas na memória se tornam insistentes ou rotineiras é hora de prestar atenção. As células do cérebro, assim como as do restante do nosso corpo, são afetadas diariamente pelos efeitos dos radicais livres, prejudicando seu funcionamento e também a nossa memória. Por isso é extremamente importante fornecer nutrientes e antioxidantes que contribuam para o bom desempenho cerebral e proteção celular.

memória

Veja a seguir os principais alimentos responsáveis pela melhora e conservação da nossa memória:

Colina – Ajuda na formação e também faz parte da Acetilcolina, um neurotransmissor que tem um papel muito importante na memória e na performance cognitiva. Sua principal fonte é a gema do ovo, mas também pode ser encontrada na lecitina de soja.

ovo-lecitina-de-soja-memória-colina

Soja – Pode melhorar a comunicação cerebral por aumentar a atividade da acetilcolina, principalmente se estiver na sua forma fermentada: tofu e missô.

soja-misso-tofu-memória

Ômega 3 – É uma gordura boa que além de proteger as nossas células, auxilia na troca de informações entre elas, como os neurônios através de seus neurotransmissores. O ômega 3 está presente principalmente em peixes de água fria: cavala, sardinha, salmão, atum, arenque e também na linhaça, chia, azeite de oliva extra-virgem ou óleo de linhaça.

omega-3-memória

Frutas Vermelhas – Possuem flavonóides que melhoram a memória e combatem os radicais livres que danificam os neurônios. Fontes: amora, mirtilo (blueberry), uva, morango, cereja, framboesa, pitanga, melancia e tomate.

morango-frutas-vermelhas-memória

Vitaminas do Complexo B – São vitaminas antioxidantes que protegem o cérebro e a comunicação adequada entre os neurônios, fazendo a memória funcionar melhor. A deficiência dessas vitaminas causa um declínio da função cognitiva. Suas principais fontes alimentares são os cereais integrais: aveia, centeio, arroz integral, a gema do ovo, e as leguminosas, como a lentilha e o feijão.

alimentos integrais-feijão

Fisetina – Estimula novas conexões entre os neurônios e melhora a memória de longo prazo por induzir a diferenciação e amadurecimento das células do sistema nervoso. Podemos encontrar este nutriente na maçã, kiwi, uva, tomate, morango, pêssego, espinafre e na cebola.

kiwi pêssego fisetina memória

Agora fica aqui pra vocês algumas receitinhas amigas da memória 😉

SUCO ANTIOXIDANTE PARA A MEMÓRIA

Ingredientes: 1 colher de sobremesa de linhaça triturada, 1 colher de sobremesa de lecitina de soja em grânulos, ½ mamão papaia, 1 goiaba,  1 limao, água a gosto

Modo de Preparo: Bater no liquidificador as frutas e a água e coar. Bater novamente com os grânulos de lecitina de soja e a farinha de linhaça. Rendimento: 3 copos

Propriedades: Lecitina de soja é rica em fosfolipídios como a fosfatidilserina, importante para manter o funcionamento das células nervosas, favorecendo a memória, atenção e a cognição. Como a lecitina também favorece a emulsificação das gorduras consumidas, ela exerce importante papel no controle dos níveis de colesterol.  Linhaça para um bom funcionamento da memória precisamos de gorduras essenciais presentes na farinha de linhaça na forma de ômega-3, importante também para otimizar o funcionamento do sistema imunológico. Mamão, limão e a goiaba entram como fontes de antioxidantes, necessários a proteção das células neurológicas da destruição por oxidação, mantendo o funcionamento cerebral mais ativo.

MOLHO PARA SALADA

Ingredientes: 1 colher de sopa de óleo de linhaça e 2 colheres de azeite de oliva extra-virgem, orégano, manjericão, alecrim e outros temperos a seu gosto.

Modo de Preparo: É só misturar todos os ingredientes em um recipiente e utilizar na salada do almoço e do jantar. Eles vão acrescentar ainda mais antioxidantes à receita.

SUCO CREMOSO DE FRUTAS VERMELHAS

Ingredientes: 6 unidades de morango, 6 framboesas, 100ml de leite desnatado, 50 ml de iogurte natural, 1 colher de chá de aveia, 3 pedras de gelo.

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. DICA: Você pode substituir o leite desnatado por leite de soja ou de amêndoas e o iogurte natural por iogurte de soja ou sem lactose.

SANDUÍCHE DE ATUM COM PÃO INTEGRAL

Ingredientes: 2 fatias de pão integral, 1 folha de alface, 1 colher de sopa de atum ralado, 4 fatias de tomate.

Leia também...

Deixe um comentário