Quero dar alimentação natural para meu pet, ele pode?

Uma pergunta extremamente frequente e cheia de dúvidas entre os tutores. Mas afinal, cães e gatos podem comer “comida de verdade”? Sim!! No entanto, você precisará saber de algumas informações extremamente importantes antes de aderir essa ótima opção alimentar.

A alimentação natural necessita ser balanceada, conforme as necessidades individuais do seu animalzinho, para isso, além da comida balanceada, é preciso alguns complementos (suplementação vitamínica e mineral). O médico veterinário prescreverá a dieta mais adequada para seu cão/gato.

Responderei as dúvidas mais frequentes sobre o assunto:

Meu Pet poderá comer a mesma comida que eu como?

Não!! Seu cão/gato necessita de uma alimentação completamente balanceada, prescrita por um médico veterinário apto, então nada de dar as “sobras do almoço”. Lembrando que, alguns alimentos que nós consumimos, são tóxicos para eles.

ALIMENTOS NOCIVOS PARA CÃES E GATOS:

– Uva e carambola
– Chocolate
– Macadâmia
– Cebola
– Alho (gatos)
– Café e chá preto
– Semente de maçã e pera

A alimentação natural balanceada não é: dar sobras de comida da família, fazer um panelão de comida sem proporções, comida vegana ou vegetariana, muito menos misturar um “franguinho” na ração.

Quero iniciar alimentação natural para meu Pet, como eu faço?

Primeiramente seu “aumigo” irá passar por uma consulta, onde o médico veterinário realizará uma “avaliação”, através do histórico clínico, exames, e preferências do seu pet, será prescrita uma alimentação especial para ele, utilizando alimentos naturais, em proporções calculadas, atendendo as necessidades nutricionais, proporcionando saúde e qualidade de vida.

Mas, meu cão é doentinho, ele pode comer comida?

Com certeza! Existem inúmeras dietas específicas para cada enfermidade, auxiliando no tratamento, assim como existem as alimentações convencionais terapêuticas secas. Mas cuidado!!! É muito importante o acompanhamento do médico veterinário nutricionista, só ele poderá prescrever um plano alimentar adequado.

Quais o benefícios que a alimentação natural traz?

São inúmeras! A alimentação natural fará seu pet ingerir muito líquido, melhorando consideravelmente a saúde dos rins. Isento de conservantes, aromatizantes ou qualquer tipo de aditivo químico, proporcionando mais saúde. Alta palatabilidade, mais prazer na hora da refeição. Menor volume fecal, devido a melhor digestão. Pelagem brilhante e maior disposição.

Quais alimentos são adicionados na alimentação de cães e gatos?

A composição da alimentação poderá ser variada, dependendo das necessidades do seu pet. Alimentação balanceada se resume no equilíbrio entre proteínas, gorduras, lipídeos, carboidratos e vitaminas.

Alguns alimentos mais utilizados:

Proteínas: carne bovina, suína, peixe, frango, coelho, vísceras (fígado, rim, coração, moela…).
Carboidratos e vegetais: Batata doce, arroz parboilizado e integral, abobrinha, inhame, chuchu, cenoura, beterraba, ervilha, mandioquinha salsa, mandioca, vagem, brócolis, couve flor, rúcula, espinafre…

A alimentação natural é mais cara que ração?

O custo de oferecer comida de verdade para seu pet poderá ser um pouco acima do valor das alimentações convencionais (rações), porém o custo benefício é válido, pois traz maior qualidade de vida e longevidade para seu peludo!

Se eu der comida para meu pet, ele não irá mais querer comer ração?

Há uma grande probabilidade, devido a maior palatabilidade e variedade que ele irá “descobrir”, porém, dificilmente os tutores, após a introdução alimentar não darem continuidade, pois é nítido os benefícios e mudança na qualidade de vida dos pets.

Camile Brisolla Vilagra

Leia também...

Deixe um comentário