Acupuntura e transtornos de ansiedade

Hoje venho falar um pouco sobre um assunto que tem sido considerado por muitos o mal do século: Ansiedade.

A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ficamos preocupados com algo que ainda não aconteceu e esses pensamentos são constantemente alimentados pela imaginação.

A ansiedade normal ajuda o ser humano, cria um ambiente de apreensão saudável e de tomada rápida de decisões. Já a ansiedade é patológica quando passa a ser direcionada a situações comuns do dia a dia ou quando é uma resposta absolutamente desproporcional ao risco, ou mesmo quando é mantida cronicamente.

Em quaisquer das hipóteses, a doença é definida quando impacta a qualidade de vida da pessoa. Esse tipo de ansiedade limita a percepção e dificulta a tomada de decisões, evoluindo para episódios de restrição social e impactando negativamente diversos aspectos da vida pessoal e profissional.

Existem várias formas de manifestações de ansiedade patológica, os chamados Transtornos de Ansiedade: Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Síndrome do Pânico, Agorafobia, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), Estresse Pós Traumático, Fobias Específicas. Como nem todas são desencadeadas da mesma forma, resolvi tratá-las em posts distintos nas próximas colunas-.

Para todas as manifestações a MTC e suas técnicas como acupuntura,  auriculoterapia, entre outras mostram-se muito eficazes, reduzindo os níveis de ansiedade já nas primeiras sessões. O tratamento ainda tem a vantagem de, em muitos casos, inibir a necessidade de medicamentos, o que também contribui para o bem estar geral do paciente.

Um Beijo

Ale Iasbek

Leia também...

Deixe um comentário