Acessos – Acessibilidade – Só vem!

Olá terráquios!

Essas últimas semanas eu tenho ido bastante ao país hermano fazer visitas aos meus clientes e amigos e percebi algo que me deixou muito feliz: Ciudad del Este está (finalmente) ficando acessível.

Até muito recentemente, rampas de acesso eram verdadeiras opções de esportes radicais:

sky

Ainda está longe do ideal, a grande maioria das calçadas não permitem o trânsito de cadeiras de rodas, mas grandes lojas de departamento e os novos shoppings, tiveram esse cuidado.

Caso você ou alguém da sua turma tenha mobilidade limitada, nestes locais: Shopping Vendôme, Monalisa, Shopping Terra Nova, Shopping Paris tem uma enorme gama de produtos onde você poderá se limitar tranquilamente, com elevadores e corredores adequados.

As agências de transporte de Foz também tem veículos adaptados e guias com treinamento para ajudar esse público.

Esse post foi motivado por uma turista que eu vi, que usava muletas. e notei que através de lojas pelo shopping Vendôme ela transitava tranquilamente, olhando vitrines e sendo atendida sem que algo precisasse ser improvisadamente movido ou criado alguma adaptação gambiarrenta.

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Claro, algumas situações comuns em Ciudad del Este ainda são chatas: muitas vezes fazemos a compra em um lugar e precisamos sair de dentro da loja e – frequentemente – temos que subir ou descer em andares diferentes para retirar e testar produtos… semana passada eu fui em uma loja onde eu comprei em um piso, retirei a mercadoria dois andares acima e tique que subir mais um para testar. Praticamente uma procissão. É bom que ao mesmo tempo que exercita os pecados da sua economia, já vai ao mesmo tempo se redimindo deles.

O que me alivia é que estas grandes lojas, que já se adaptaram para receber um público heterogêneo , sãao lojas tradicionais onde meus terráqueos turistas podem compram tranquilamente.

Ah! Esse post não é publieditorial.

Até a próxima, #bença!

 

Leia também...

Deixe um comentário