Acessórios que auxiliam no aleitamento materno

Amamentar é, sem dúvidas, uma das melhores coisas da vida materna, mas nem sempre é fácil, principalmente no início. É que a partir do momento que o bebê é amamentado pela primeira vez, o corpo começa a achar um equilíbrio entre a demanda e a oferta de leite materno.

Nessa fase, dificilmente os bebês conseguem esvaziar completamente os dois seios, então é bem comum eles encherem demais, vazarem, ficarem doloridos e até empedrarem. Fora isso tem o fato de os mamilos ficarem extremamente sensíveis e até racharem. Os motivos para chegarem a este ponto são diversos, como por exemplo, a frequência que os bebês mamam no início, a pega do bebê estar errada, estar fazendo peito de “chupeta”, a pele estar muito ressecada por causa de produtos de higiene, etc. Depois que o seu corpo acostuma, aí é só alegria para todo mundo. Mas até chegarmos neste ponto, existem alguns acessórios que podem ajudar no processo 😉

Bico de silicone ou Protetor de seio

Os bicos de silicone devem ser colocados sobre o mamilo na hora da mamada e são indicados para facilitar a pega do bebê, além de serem um alívio para os momentos em que o mamilo está machucado.

Vale lembrar que o acessório deve ser usado temporariamente e apenas em casos de mamilo plano, invertido ou caso estejam machucados. Antes de optar pelo uso do bico de silicone, converse com o seu médico ou uma consultora em lactação para mais orientações.

acessórios que auxiliam no aleitamento

Concha

É um disco de plástico com um orifício que auxilia na projeção dos mamilos e, portanto, na pega do bebê. Em geral, o acessório é destinado às mães com mamilos planos, invertidos ou com fissuras mamilares.

As conchas evitam o atrito do mamilo com o tecido do sutiã, que é fonte de dor e dificulta a cicatrização. Mas elas devem ter base de silicone, para não machucar, e furos, para garantir ventilação.

O efeito de projeção também pode ser obtido estimulando o mamilo, evitando possíveis alergias ao material da concha e a obstrução dos ductos mamários.

acessórios que auxiliam no aleitamento 2

 

Absorvente para seios

O acessório ajuda a absorver o excesso de leite materno produzido durante a amamentação. Ele evita, por exemplo, que o leite vaze num passeio, no trabalho, ou mesmo durante as mamadas. Vale lembrar que o absorvente (ou protetor) para seios não deve ser usado continuamente, para evitar machucados e a proliferação de bactérias.

acessórios que auxiliam no aleitamento 3

Discos Térmicos

Disco formado de gel tem a função de auxiliar no estímulo ou na inibição do leite materno. Como usá-la:

  • Uso quente: A morna causa uma vaso dilatação, podendo aumentar a produção do leite.
  • Uso frio: A fria inibe a produção do leite através da vasoconstrição, tendo uma ação anestésica e preventiva (evita a formação de estrias).

acessórios que auxiliam no aleitamento 4

Bomba tira-leite

Útil em diversas situações, a bomba para ordenhar o leite materno é ideal para a volta ao trabalho. Assim, a mamãe pode tirar e armazenar o próprio leite para que o bebê continue a aproveitar dos benefícios da amamentação por mais tempo. Além disso, o acessório é indicado para:

  • Aumentar a produção de leite,
  • Auxiliar a amamentação de quem tem mamilos invertidos,
  • Manter a produção de leite no caso de bebês prematuros (que demoram mais para poderem mamar no peito),
  • Facilitar a cicatrização de mamilos machucado;
  • Oferta do leite materno ao bebê quando a mãe está fora.

acessórios que auxiliam no aleitamento 5

Pomada lanolina ou creme protetor de seios

A lanolina é um produto natural, indicado para tratar fissuras como mamilos rachados. A pomada cria uma fina barreira na pele, o que impede a perda de umidade e acelera a cicatrização. Justamente por serem naturais, não fazem mal ao bebê e não precisam ser retiradas antes de cada mamada.

acessórios que auxiliam no aleitamento 6

Suplementador

O suplementador é um dispositivo que permite dar uma nutrição suplementar ao bebê. Ele é composto de um recipiente (copo ou seringa) para armazenar leite materno (ou a fórmula infantil à base de leite de vaca), e um tubo fino (sonda), que deve ser fixado no seio da mãe. O suplementador evita o uso de bicos artificiais.

O equipamento é utilizado para a relactação, uma técnica que provoca a produção de leite depois de uma interrupção temporária da lactação. Pode ser uma excelente opção para mães com dificuldade na amamentação. A sucção ao seio estimula as mamas a aumentar a produção láctea. Seu uso pode ser temporário, porém em alguns casos como adoção, mamoplastia redutora, insuficiência glandular verdadeira, ou por problemas genéticos e neurológicos do lactente, o suplementador poderá ser utilizado por todo o período de amamentação.

Toda a mãe que usa o suplementador com seu bebê deve ter um acompanhamento constante, até a suspensão do uso do suplementador que deve ser programado e gradativo.

acessórios que auxiliam no aleitamento 7

Estas foram as dicas de hoje. Lembrando que existem muitas marcas e preços variados no mercado, então não há indicação de nenhuma marca, as fotos são apenas ilustrações 😉

Voltarei em breve com muito mais! Bjss

Nutri Materno Infantil

Leia também...

Deixe um comentário