Açaí: A “Super Fruta” Brasileira

O açaí é uma fruta originária da região norte do Brasil, proveniente de uma palmeira e, assim como o coco, contém uma boa quantidade de gordura saudável, mas o grande destaque dela é o seu grande poder antioxidante.

açaí

O açaí está em primeiro lugar na lista de frutas do ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity), que é uma espécie de ranking onde os cientistas classificam a capacidade antioxidante dos alimentos.

Os radicais livres causam danos no nosso organismo e esses danos celulares podem contribuir para a degeneração relacionada à idade e doenças. Os antioxidantes ajudam a prevenir ou neutralizar esses danos retardando o processo oxidativo.

O consumo de açaí contribui para combater o envelhecimento celular e na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, câncer, além de prevenir a oxidação do LDL-colesterol.

açaí

O açaí também contém vitaminas do complexo B, minerais como potássio, cálcio, magnésio, zinco e 19 aminoácidos. Essa combinação de minerais com aminoácidos é ótima para praticantes de atividade física.

A principal fonte de energia dele vem na forma de gorduras, os ácidos graxos insaturados (gorduras parecidas com as do azeite de oliva). Contendo ácido oleico (ômega-9), ácido palmítico e ácido linoleico (ômega-6).

Talvez seja daí que venha a crença de que o açaí engorda, mas o problema não vem das gorduras presentes em sua composição e tão pouco dos carboidratos, pois é uma fruta de baixa carga glicêmica. O verdadeiro vilão é o xarope de guaraná rico em açúcar que é acrescentado no seu preparo, além de outros ingredientes que costumamos adicionar como leite condensado, ou aquela granolinha cheeeia de açúcar por exemplo.  🙄 

Fique de olho nos INGREDIENTES da polpa de açaí que você for comprar, seu nutricionista pode te orientar quanto a isso e também sobre a quantidade adequada para você consumir.

Dicas para deixar o seu açaí mais gostoso sem adicionar açúcar ou xarope de guaraná

»» Bater o açaí com alguma fruta doce como banana ou tâmara.

»» Bate-lo com uma proteína da sua preferencia, como whey.

»» Você pode substituir o xarope de guaraná por guaraná em pó + adoçante natural (stévia, ou xilitol, ou eritritol). Para saber mais sobre adoçantes naturais é só clicar AQUI.

»» Se você não estiver em dieta para perda de peso, outra alternativa é adoçar com mel ou açúcar de coco.

Usem a criatividade e o bom senso! Vou deixar algumas idéias de receitas pra vocês

MOUSSE DE AÇAÍ  

Ingredientes:

  • 100 g de polpa de açaí
  • 200 ml de iogurte natural desnatado
  • 1 sachê de gelatina em pó sem sabor
  • 2 colheres de sopa de xilitol ou stévia.

Modo de Preparo:

  1. Bata no liquidificador a polpa de açaí, o iogurte, o adoçante e a gelatina dissolvida (conforme instruções no rótulo), até obter uma mistura homogênea.
  2. Distribua em taças e leve à geladeira até obter uma consistência firme.

SHAKE DE AÇAÍ

Ingredientes:

  • 50 g ou ½ de polpa de açaí congelada
  • 3 morangos
  • 200 ml de água de coco
  • 1 pedaço pequeno de gengibre.

Modo de Preparo: Higienize bem as frutas. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar com uma consistência espessa. Beba em seguida.

AÇAÍ NA TIGELA COM WHEY

Ingredientes:

100 g de polpa de açaí congelado, ½ scoop de whey de baunilha, 1 banana, 2 castanhas-do-pará, Opcional para adoçar: 1 colher de sopa de mel, ou açúcar de coco, ou stévia.

Modo de Preparo: No mixer ou liquidificador coloque a polpa de açaí, a banana e o whey e bata até ficar uma mistura homogênea. Para decorar, coloque as castanhas em cima da tigela.

Leia também...

2 comentários

Avatar
JHEFFENY GUIMARAES 29 de julho de 2018 - 12:01

Olá, tudo bem?
estou utilizando seu post em um trabalho de pesquisa sobre o acai e gostaria de acrescentar em meu referencial a data de sua publicação, porém não encontrei aqui.
Você poderia me enviar o quanto antes?
Desde já agradeço

Responder
Marja Antonello
Marja Antonello 29 de julho de 2018 - 15:06

Olá Jheffeny, tudo bem e com você?
A data da publicação do post é 05/09/2017.
Obrigada por acompanhar o site, beijos.

Responder

Deixe um comentário