O abacate tem sabor suave e neutro, pode ser consumido puro ou fazer parte de preparações tanto doces como salgadas. Seu valor calórico elevado tem uma ótima justificativa: é rico em gordura boa! Mas também é por isso que seu consumo deve ser moderado de 2 a 3 colheres de sopa ao dia (30 a 60g). Vamos ao que interessa agora! Vou explicar para vocês porque o abacate ajuda a emagrecer e ao mesmo tempo dar 10 ótimos motivos para incluir essa fruta na sua dieta!

abacate

1) Graças as fibras e a gordura boa presentes em sua composição, o abacate promove saciedade e ajuda no funcionamento do intestino. Fatores importantes para o emagrecimento.

2) Ajuda a deixar a barriga chapada! Consumir 3 colheres de sopa antes de dormir ajuda a potencializar a ação do hormônio GH, que tem o pico de produção à noite. O GH auxilia na formação de músculos e também faz o organismo usar a gordura estocada no abdômen como fonte de energia.

abacate-avocado

3) Outro componente da fruta que favorece o emagrecimento é a glutationa e o beta-sitosterol, que ajudam no controle dos níveis de cortisol, o hormônio do stress que, em excesso no organismo, dificulta a perda de peso e faz você acumular gordura especialmente na barriga.

4) Melhora a ação da insulina no organismo, o que contribui para o controle da glicemia, utilização da energia além de diminuir o acúmulo de gordura.

avocado abacate

5) Protege as células dos radicais livres através da sua ação antioxidante e foto-protetora, prevenindo o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce.

6) As substâncias anti-inflamatórias do abacate amenizam e previnem a celulite, a acne, que é uma inflação dos poros da pele, e ainda, reduzem o risco de desgaste na cartilagem, prevenindo a osteoartrite.

abacate avocado

7) Tem ação sobre o sistema nervoso central devido a Vitamina B3 (niacinamida), colaborando com a manutenção de hormônios que regulam algumas substâncias químicas do cérebro garantindo efeito relaxante. Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico (também presente na composição do abacate), que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor.

8) Reduz o risco de doenças cardiovasculares através da melhora do perfil lipídico. O abacate ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), que pode danificar as artérias, ao mesmo tempo, mantém os níveis do colesterol bom (HDL), fatores que colaboram com a redução da pressão arterial.

patê de abacate

9) Contém um carotenóide chamado luteína que protege os olhos da  catarata e da degeneração macular.

10) E por último, mas não menos importante, o abacate apresenta compostos bioativos antioxidantes que são capazes de prevenir alguns tipos de câncer.

RECEITAS

Dicas Práticas: Acrescentar 1 ou 2 colheres de sopa de abacate na salada, nos sucos ou vitaminas. Ele também pode ser amassado e consumido na forma de patê para passar no pão.

GUACAMOLE

Ingredientes: 1 abacate médio maduro, ½ cebola picada miúda, 1 tomate picado, 1 dente de alho amassado, Suco de 1 limão, 3 colheres de sobremesa de chia, 1 colher de azeite de oliva, 3 colheres de sopa de salsinha, Sal e pimenta do reino à gosto.

Modo de Preparo: Retirar a polpa do abacate com uma colher e misturar todos os outros ingredientes. A cebola deve ficar de molho em água quente por 10 minutos para reduzir a acidez. Ajustar temperos. Colocar em um recipiente fechado e deixar na geladeira por cerca de 1h.

guacamole abacate

MOUSSE SIMPLES DE CACAU COM ABACATE

Ingredientes: 1 abacate maduro, 2 colheres de sopa de cacau, 2 colheres de sopa de mel ou de calda de agave.

Modo de Preparo: Liquidificar o abacate e o mel. Acrescentar o cacau em pó. Colocar em taças e resfriar em geladeira.

SALPICÃO

Ingredientes: 1 xícara de frango em cubinhos, ½ cenoura ralada, ½ pepino em cubinhos pequenos, 1 tomate cortado em pedacinhos pequenos, ½ cebola roxa em cubinhos bem pequenos, ½ maçã picada em pedaços pequenos, 1 colher de sopa de cebolinha picada.

Molho: 1 ovo cozido, ¼ de abacate, ½ limão, 1 colher de chá de azeite extra virgem, Pimenta do reino

Modo de Preparo: Para fazer o molho, processe o abacate e o ovo cozido com limão, azeite, um pouco de sal e reserve. Em seguida, misture todos os outros ingredientes muito bem e tempere com a pasta de abacate. Acerte o sal e finalize com pimenta do reino, e é só servir!

receita com abacate

SALADA DE ABACATE COM ALFACE

Ingredientes: 1 pé de alface, Sal a gosto, Suco de limão, Polpa de 1 abacate cortada em cubos, 1 tomate grande.

Modo de Preparo: Tempere o abacate com o sal e o limão, ponha num prato sobre as folhas de alface e enfeite com rodelas finas de tomate.

VITAMINA DE ABACATE

Ingredientes: 2 colheres de sopa de abacate, 2 folhas de Hortelã, Suco de 1 limão, 200ml de água de côco, 1 colher de chá de mel para adoçar.

Modo de Preparo: Liquidificar todos os ingredientes. A consistência é determinada pela quantidade de água, quanto menos, mais cremoso. Outra opção é deixar o acabate congelado para dar consistência de smoothie

salada e suco de abacate

CREME DE ABACATE

Ingredientes: ½ abacate, 1 unidade comercial de 120ml de iogurte desnatado sem sabor ou iogurte natural (pode ser sem lactose) e suco de 1 limão.

Modo de Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador até ficar um creme. Sirva em taças gelado.

PICOLÉ DE ABACATE

Ingredientes: 2 abacates pequenos, suco de 1 limão, cravo, mel e um pouquinho de água. Modo de Preparo: Bater os ingredientes no liquidificador, colocar em forminhas de picolé e congelar. DICA: Se você não tiver forminha de picolé, você pode usar copinhos plásticos ou sacolés para substituir.

picolé e creme de abacate

MOUSSE DE ABACATE E CACAU ANTI-TPM

Ingredientes: ½ abacate, 2 xícaras de chá de água gelada, 1 colher de sopa de chia hidratada em meia xícara de água por 20 minutos, 2 colheres de sopa de cacau em pó, 1 colher de sopa de mel.

Modo de Preparo: Coloque tudo no liquidificador e bata até obter consistência de mousse, coloque na geladeira por algumas horas.

Propriedades: É uma receita saborosa e pode ser utilizada como sobremesa ou lanche. Fornece saciedade por causa do alto teor de gorduras benéficas presentes no abacate e na chia. O cacau e o abacate são ótimos para aqueles dias de TPM, ajudam a melhorar o humor e o bem estar.

Leia também...

Deixe um comentário