A era das pessoas tóxicas.

A ideia de que existem “pessoas tóxicas” se espalhou. Na verdade, o adjetivo “tóxico” agora se aplica com grande facilidade a qualquer pessoa que tenha dificuldades de relacionamento. De uma ou outra maneira, tem servido para exacerbar a intolerância.

Uma pessoa tóxica é aquela que parece “sugar” a sua energia e literalmente envenenar as suas ideias, escolhas, hábitos e todo um ambiente. Frequentemente isso ocorre através de comentários ou atitudes — conscientes e inconscientes — que muitas vezes parecem inofensivas e parte da nossa rotina.

Lidar com pessoas tóxicas é uma situação que em algum momento da vida teremos que passar. E um problema com essas pessoas é que mesmo que você queira evitá-las, elas sempre acham um jeito de se meter na sua vida. Suas ações nascem da necessidade de pertencer a algum grupo, e você pode ser o escolhido.

Hoje estarei listando algumas alternativas para evitar que as pessoas tóxicas se instalem na sua vida uma vez que forem identificadas.

  • O que as pessoas tóxicas mais procuram é atenção

Querem que alguém os veja e os faça sentir importantes. A qualquer custo procurarão que cada evento ou situação seja focado neles. Quando você perceber que uma dessas pessoas conseguiu o seu desejo, ignore-a e não lhe dê atenção. Se a pessoa tóxica dominou uma conversa, mude o tema e dê a oportunidade para que outros falem.

  • As pessoas tóxicas não têm nenhum problema em divulgar o que você disse

Além disso, criticam e falam mal pelas costas. Às vezes é complicado identificar estas pessoas porque costumam parecer confiáveis e amáveis. Mas observe se essa pessoa (fala mal dos outros; sempre comenta os segredos que lhes foram confiados; procura que as pessoas confiem nela assim que os conhece; quando você fizer algum comentário sobre outra pessoa, irão contar a ele/ela…). Então, não conte nada a eles, simplesmente viva a sua vida sem convidá-los. Se entrar no seu círculo social, mantenha distância.

  • Evitam os manipuladores

Primeiro passo para evitar os manipuladores, é aprender a identificá-los, e geralmente, os manipuladores fazem com que todos os seus sentimentos se tornem negativos. São as pessoas que fazem você se perguntar se está fazendo as coisas direito com um sentimento que dói.

  • As pessoas tóxicas costumam mentir de forma compulsiva a outras pessoas e a si mesma

Precisam se convencer de que estão dizendo a verdade para se sentirem melhor. Infelizmente, para eles, as mentiras sempre são descobertas. Isso costuma acontecer cedo ou tarde, porque manter uma história falsa é difícil e as contradições não demoram aparecer.

  • Não se envolva em dramas ou discussões

pessoas tóxicas são especialistas em argumentar por qualquer coisa, se alguma coisa não sai como desejam, prepara-se para uma discussão e um drama que durarão horas ou até dias. Elas gostam que todos fiquem sabendo dos seus problemas. Amam ser o centro das atenções e não perdem a oportunidade. Se você está nesta situação, aja de forma racional. Procure falar com a pessoa com calma. Em caso do problema não ter solução ou da pessoa não querer solucioná-lo, simplesmente diga que esse já não é assunto seu.

Entenda que você possui liberdade e total domínio sobre a sua própria vida. Só você pode mudar o rumo dela e é responsável pelas escolhas que faz. Os erros são uma consequência natural que te levarão a aprendizados valiosos.

Então, ao se deparar com pessoas tóxicas, saiba que tem total liberdade para evitá-las e dizer “não” quando quiser. 

Continue confiante, não perca seus objetivos de vista e mantenha as peculiaridades que te fazem brilhar. Seja você a pessoa da sua vida e confie apenas em quem não aprisiona os outros em prol de seus próprios interesses.

Leia também...

Deixe um comentário