Hoje um grande amigo que fiz aqui no intercâmbio me marcou em uma foto falando sobre saudade… Hoje faz um mês que ele voltou para o Brasil e eu não acreditei. PASSOU MUITO RÁPIDO, parece que foi ontem que me despedia. E isso leva ao tema do post de hoje: 8 meses de Canadá. O que mudou em mim? O que aconteceu durante esse tempo aqui? O que posso tirar de toda essa minha experiência até agora?

Quando paro para pensar e tento escrever são TANTAS coisas que não sai praticamente nada. Sabe a cabeça a milhão? Sem falar nas emoções que vem á tona.. Mas tentarei simplificar.

Bom gente… Já passei por várias coisas, tantas coisas que nem parece que só se passaram 8 meses. Alegria, choro, desespero, ansiedade, SAUDADE (aqui meus olhos se enchem de lágrimas, sou dramática sensível gente, me deixa haha enfim..), angústia (tipo para eu conseguir um trabalho, lembram do post? Só clicar aqui), solidão, fé, equilíbrio e eu poderia ficar até amanhã tentando colocar no papel tudo que já senti e sinto aqui.

Não é fácil.. Mas eu não tenho dúvidas de que em 8 meses amadureci bastante. São tantas idas e vindas de sentimentos e pessoas que a gente tem que aprender a lidar, eu ainda não aprendi (hehe), mas estou desenvolvendo.

A cultura de um outro país em que as pessoas são mais reservadas, quando ás vezes,  o que mais se precisa é de alguém próximo. Mas ao mesmo tempo, saber respeitar e entender que eles são assim e o que nos resta é adaptar aos costumes. Viemos explorar um mundo novo, o desconhecido, não adianta estar aqui pensando que em outro lugar é assim ou assado, admito que sinto falta de algumas partes da cultura do Brasil, mas eu vim pra cá conhecer a cultura daqui, essa é a bagagem que iremos levar. Tirar tudo de bom que é possível e o que for ruim, levar como aprendizado. E aqui acredite, ou você aprende, ou fica para trás… Coisas que você só aprende morando e vivendo como eles vivem, devido ao ritmo do dia-a-dia e como lidar com determinadas situações. E é incrível! No trabalho (se quiserem saber mais sobre o meu trabalho hoje, está aqui o link), no metrô, nos cafés, na rua… Tudo com o jeito canadense de lidar, nada de “jeitinho brasileiro”.

É difícil escrever esse post sabendo que em 4 meses estou de volta ao Brasil e ao mesmo tempo, ansiosa pra isso. Difícil, mas também engraçado, como eu disse são milhares de sentimentos juntos.

Mas até aqui eu diria que vale á pena e vale MUITO! Você conhece pessoas maravilhosas, que talvez por todos saberem que o tempo é contado, aproveita ao máximo o que pode e o quanto pode. Se você está na dúvida sobre fazer um intercâmbio, opte pelo sim. Intercâmbio é uma aventura maravilhosa e inexplicável. Eu realmente achei que esse texto ficaria imenso, mas como eu disse não dá para descrever. Mas garanto é aprendizado e uma bagagem que vale mais do que qualquer coisa no mundo. Como meus pais me disseram e me dizem até hoje: Isso Paola, é uma coisa que jamais tirarão de você, nem o tempo, nem ninguém. E é verdade… Ganhei um tesouro, só meu.  😀

Qualquer dúvida podem comentar e perguntar, se quiser me adicionem no Snapchat e Instagram para acompanhar meus últimos 4 meses aqui. Deixarei embaixo do post junto com algumas fotos do que já vivi por aqui, nessa cidade que me encantou e encanta até hoje que é Toronto <3

 

Collage_Fotor

Collage_Fotor1

IMG_1505

XoXo,

Lola.

SNAP: paola_latronico

INSTA: paola_latronico

Leia também...

Deixe um comentário