7 ALIMENTOS QUE VÃO FORTALECER SEU SISTEMA IMUNOLÓGICO

“O melhor ataque é uma boa defesa!” Nunca essa frase fez tanto sentido como nessa época do ano. Com o frio chegando pra ficar, os casos de gripes, resfriados e dor de garganta aumentam muito. Que tal começar a investir em alimentos que vão fortalecer seu sistema imunológico e prevenir que você fique doente? Separei pra vocês alguns que são fáceis de ser encontrados e adicionados na alimentação e que vão fazer toda a diferença para o seu organismo!

gripe-sistema-imunológicoCASTANHA DO PARÁ – Achou estranho, né? Mas esta oleaginosa é fonte de selênio, um mineral que é cofator para uma importante enzima antioxidante do sistema imune e tem ação anti viral.

PRÓPOLIS – Os flavonoides e os ácidos fenólicos presentes própolis tem ação antisséptica, antibacteriana, antiviral e ainda protegem o fígado. O extrato aquoso do própolis contém cerca de 80% dos flavonoides encontrados no própolis in natura! Dica: Misture algumas gotinhas em sucos ou chás e você terá um potente protetor contra gripes!

castanha-e-propolis-sistema-imunológicoGENGIBRE – Previne gripes e resfriados! Fortalece o sistema imunológico através de sua ação antioxidante, antiinflamatória e bactericida. Também ajuda a combater inflamação na garganta.

SEMENTE DE ABÓBORA – Contém zinco, um mineral que tem várias funções interessantes para o sistema de defesa do nosso organismo. Ele ajuda na formação de células imunológicas e manutenção do sistema imune, tem atividade antiviral, antioxidante e anti inflamatória. Além disso, o zinco melhora a cicatrização de machucados e previne gripe e infecções.

gengibre-e-semente-de-abobora-sistema-imunológico

BROCOLIS – Contem mais vitamina C do que a laranja!  É rico em carotenóides que ajudam a neutralizar os radicais livres e é uma ótima fonte de vitamina A, que é essencial para o sistema imune e aumenta a nossa resistência contra as infecções.

ACEROLA – É rica em vitamina C, que estimula e fortalece as células de defesa, principalmente o glóbulos brancos. Tem poder antioxidante e aumenta nossa resistência contra infecções. Dica: Seu suco deve ser consumido logo após preparo, pois a luz e o calor destroem a vitamina C.

brocolis-e-acerola-sistema-imunológico

ALHO – Têm propriedades antioxidantes, melhora a imunidade e ajuda no combate a fungos e bactérias. Dica: Para consumir, cortar ou esmagar o alho e deixá-lo “descansando” por no mínimo 10 minutinhos! Assim as substancias dentro dele interagem, formando os compostos que proporcionam os efeitos benéficos falado agora. Coloque o alho no final da preparação para que ele seja menos aquecido e não perca suas propriedades.

alho-sistema-imunológico

RECEITAS

SUCO DE LARANJA, ACEROLA E GENGIBRE

Ingredientes: 200 ml de suco de laranja, ½ xícara de chá de acerola, 1 pires raso de couve manteiga, 1 pedacinho de 3cm de gengibre.

Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar logo após ficar pronto.

suco que fortalece o sistema imunológico

CHÁ DE ALHO COM PRÓPOLIS (Para gripes e resfriados persistentes)

Ingredientes: 1 colher de chá de cúrcuma em pó, 500ml de água fervendo, 1 dente de alho triturado, Meio limão espremido, Extrato de Própolis.

Modo de Preparo: Deixar a cúrcuma, o alho, o limão e a água em infusão durante 10 minutos. Tomar 3x ao dia com um pouquinho de mel e 5 gotinhas de própolis.

SEMENTE DE ABÓBORA TORRADA

Ingredientes: Sementes retiradas de uma abóbora e sal (opcional).

Modo de Preparo: Lave bem as sementes em água fria e tire os restos de polpa de abobora. Se você limpar as sementes no momento em que as retirar da abobora será mais fácil, não espere a que a polpa seque. Coloque as sementes sobre uma assadeira forrada com papel vegetal, tendo cuidado para que não fiquem uma por cima da outra. Asse por 15 minutos, ou até que as sementes comecem a abrir. Retire do forno e deixe-as esfriando. Antes de servir polvilhe com um pouco de sal.

SOPA DE ABÓBORA COM GENGIBRE

Ingredientes: 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem , ½ cebola picada, 1 colher de chá de gengibre picado, 1 kg de abóbora amarela em pedaços, ½ litro de caldo de frango natural, 1 litro de água, 1 colher de sopa de alecrim seco, sal a gosto.

Modo de Preparo: Cozinhar a abóbora no vapor até que fique macia. Bater no liquidificador com pouca água, a mesma água que cozinhou a abóbora (consistência de creme) e reservar. Aquecer uma panela e acrescentar a cebola, o alho amassado. Junte o creme de abóbora e tempere com: Sal a gosto, caldo de galinha natural e o gengibre. Mexa bem e deixe ferver por alguns minutos. Juntar o alecrim e desligar o fogo. Regar com o azeite de oliva extra virgem e servir.

SOPA-CREME DE LEGUMES

Ingredientes: 1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem, 2 dentes de alho picados, ½ cebola média picada, 3 tomates sem pele e sem sementes picados, 2 cenouras picadas, 6 buquês de brócolis, 6 buquês de couve-flor, 4 folhas de couve manteiga, 1 chuchu médio picado, 1 litro de água, Sal a gosto, Salsinha picada a gosto.

Modo de Preparo: Aqueça uma panela com o azeite de oliva e refogue o alho, a cebola e o tomate. Junte os legumes, as verduras, a água e sal. Cozinhe até os legumes ficarem macios. Espere amornar e bata no liquidificador. Sirva polvilhada com a salsinha.

Leia também...

Deixe um comentário