Olá gente! Acredito que a maioria das pessoas já ouviu falar alguma coisa sobre o suco verde, também conhecido como suco detox (desintoxicante) ou suco de clorofila. Mas você realmente conhece todos os benefícios que esta preparação pode trazer para o seu organismo? Listo a seguir algumas das vitaminas e minerais que fazem parte da composição deste suco e os incríveis efeitos dele para a saúde, que vão muito além do emagrecimento!

suco e picolé de couve

O suco verde fornece vitaminas A e C que são importantes para a pele; vitamina K, necessária para a coagulação sanguínea; ácido fólico, que participa da manutenção adequada do sistema nervoso e dos glóbulos vermelhos no sangue. Contêm minerais como: o magnésio, que alivia o stress, cólicas menstruais e participa da maioria das reações orgânicas do organismo; cálcio, importante para saúde dos ossos; zinco e ferro, que fazem parte do bom funcionamento do sistema imunológico; e antioxidantes capazes de impedir a ação dos radicais livres, que levam ao envelhecimento precoce e a doenças como o câncer.

picolé e suco detox

A ingestão regular do suco de clorofila auxilia na desintoxicação do organismo, isto é, estimula o corpo, sobretudo o fígado, a eliminar toxinas. Melhora a circulação sanguínea e linfática, diminuindo a retenção de líquidos e a celulite. Esta bebida ainda aumenta a disposição, melhora a digestão e tem efeito cicatrizante na mucosa gástrica aliviando a gastrite. Além disso, o suco também é indicado para quem deseja emagrecer, pois as fibras presentes nele promovem a saciedade, melhoram o funcionamento do intestino e ajudam no controle do colesterol.

suco e gelo de couve

O suco verde pode ser tomado em qualquer horário do dia entre as refeições, mas o ideal é tomá-lo em jejum, desse modo os nutrientes são melhor aproveitados pelo seu corpo. Quais são as melhores hortaliças para serem utilizadas no suco verde? Couve, salsinha, espinafre, agrião, brócolis e rúcula, devido ao seu potencial alcalino que está diretamente relacionado à sua capacidade de desintoxicação. Isto é, ajudam a equilibrar do pH do organismo.

POTENCIALIZANDO O SEU SUCO

🙂 Prefira tomar o suco logo após sua preparação, assim você minimiza a perda de nutrientes. DICA: Você pode congelar o suco ou seus ingredientes (frutas e folhas picadas) para utilizar durante a semana. Podem ser perdidas algumas vitaminas e minerais durante o processo? Sim! Mas com certeza ainda vai valer a pena adicionar este suco no seu dia a dia.

😀 Se você deseja potencializar o efeito do suco sobre a função intestinal você pode acrescentar nele fontes de fibras como a chia e a linhaça.

😉 Evite coar a suco para manter as fibras que promovem a saciedade e auxiliam no funcionamento intestinal.

🙂 Prefira comprar as frutas e hortaliças da época, além de serem mais baratas, estão mais concentradas em vitaminas, minerais e flavonóides.

😀 Evite adicionar açúcar ou adoçante aos sucos. Se for necessário adoçar, utilize o mel, calda de agave, açúcar de coco ou stévia.

😉 Prefira que os ingredientes utilizados no suco sejam orgânicos.

mel-suco-sementes

RECEITAS

SUCO VERDE 1

Ingredientes: 1 copo de água ou água de côco, 1 folha de couve, 1 pedaço de fruta (ex. meia maçã, ou 1 fatia de abacaxi), Opcional: 1 colher de cafezinho de gengibre ou folhas de hortelã

Modo de Preparo: Bater os ingredientes no liquidificador. Beber sem coar.

DICA: Você pode higienizar e picar a couve e as frutas e congelá-las. Eu costumo picar a as folhas em tirinhas e armazenar elas em sacolinhas plásticas ou potinhos de sorvete. A quantidade que eu utilizo na hora de fazer o suco é “um punhado” 😀 hehe! Quanto as frutas, você pode picar e congelar o abacaxi, kiwi, manga, melão, blueberry, etc.

SUCO VERDE 2

Ingredientes: 1 copo de suco natural, 2 ou 3 cubinhos de gelo de couve, Opcional: 1 colher de cafezinho de gengibre ou folhas de hortelã

Modo de Preparo: Bater os ingredientes no liquidificador. Beber sem coar.

suco-verde-detox

GELINHO DE COUVEBater bem 1 maço de couve com 1L água no liquidificador, colocar em uma forma de gelo e congelar. Validade: 15 dias no freezer!

DICA: A quantidade de água deve ser suficiente para conseguir bater as folhas de couve no liquidificador, então vá acrescentando água conforme o necessário para a quantidade de folhas que você utilizar.

POLPA DE CLOROFILA: Bata no liquidificador 3 folhas de couve previamente higienizadas + 1 maço de agrião + ½ maço de salsinha + 1 copo de água. Distribua em forminhas de gelo e leve para congelar. Está pronta a sua polpa.

gelo-de-couve

PICOLÉ DETOX

Ingredientes: 2 rodelas de de abacaxi, 2 folhas de couve manteiga, 6 folhinhas de hortelã, 500ml de água de coco, adoce com stévia ou açúcar de coco.

Modo de Preparo: Bata no liquidificador a couve, o abacaxi e a hortelã com a água de coco gelada. Não coe para não perder as fibras do suco. Adoce a gosto. Coloque em forminhas de picolé e leve ao congelador. DICA: Se você não tiver forminhas de picolé, pode utilizar copinhos de plástico como forminhas ou saquinhos de “sacolé” também conhecido como “geladinho”.

Propriedades: Verduras como hortelã e couve garantem a desintoxicação do organismo. O abacaxi, por ter vitamina C, tem atividade anti-inflamatória, garante uma pele mais lisa e contribui para a melhora da imunidade . Já a água de coco além de hidratante, contém potássio, que ajuda a evitar a retenção de líquidos.

picolé-detox-suco-verde

PICOLÉ DE SUCHÁ DETOX (Suco + Chá)

Ingredientes: 2 kiwis maduros, 3 folhas de hortelã, 1 folha de couve, 100 ml de água de coco, 100 ml de chá de erva doce, 3 colheres (chá) de mel com própolis ou açúcar de coco.

Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Não coe, e despeje o suco em forminhas de picolé, ou saquinhos de “geladinho” ou copinhos plásticos e leve para o congelador. O suchá também pode ser tomado logo após seu preparo.

sucha-picolé-detox

Leia também...

Deixe um comentário