29 é dia de Gnocchi da fortuna

Todo dia 29 é dia de nhoque da fortuna, ou gnocchi della fortuna.

Conta a lenda que São Pantaleão, numa distante noite de 29 de dezembro do século 4, perambulava, maltrapilho, por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa. A família, não tinha comida sobrando, mas, apesar disso fez questão de dividir o pouco que havia para o jantar com o desconhecido. O jantar da família era nhoque, ao dividi-lo cada um teve de se contentar com sete pedacinhos de massa.

Só quando recolhia os pratos da mesa é que o patriarca descobriu que, embaixo de cada um deles, havia bastante dinheiro, a lenda se popularizou até os dias de hoje. O ritual virou parte das tradições italianas, e acompanhou os imigrantes pelo mundo, chegando ao Brasil. Todo dia 29 de cada mês deve-se fazer a simpatia, para garantir fartura e dinheiro para todo o mês.

O ritual é o seguinte: primeiro, coloca-se dinheiro sob o prato (qualquer valor); depois, comem-se os primeiros sete pedacinhos de nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles; só então a família, reunida, se senta à mesa e come à vontade. Então já sabe, todo mês, no dia 29 é dia de tentar a sorte e fazer a simpatia.

Explicada a lenda, separei duas versões do gnocchi, o tradicional de batata e uma versão com abóbora.  Os acompanhamentos ficam a critério do cozinheiro, na minha versão de abóbora acompanhei com costela desfiada e queijo de coalho.

Gnocchi de Batata

Todo dia 29 é dia de nhoque da fortuna, ou gnocchi della fortuna. Conta… Receitas 29 é dia de Gnocchi da fortuna European
Gnocchi de batata
Passo a passo do preparo
Imprimir
Porções: 6 Tempo de Preparo:
Informações nutricionais 200 Calorias 20 grams fat
Classificação 5.0/5
( 1 Votos )

INGREDIENTES:

  • 1,5 kg de batata Asterix (pode ser batata inglesa, a diferença é a quantidade de água delas)
  • 2 gemas
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • .
  • .
  • .
  • Gnocchi de abóbora
  • 500 g de abóbora japonesa descascada e cortada (cerca de ¼ de abóbora grande)
  • 1 batata grande (cerca de 200 g)
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal
  • pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto

MODO DE PREPARO:

  1. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm (se for usar batata inglesa cozinhe inteira, com casca, para que absorva menos água, assim não vai precisar de muito trigo para dar o ponto e não corre o risco de ficar borrachudo).
  2. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte 1 ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
  3. Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande. Deixe amornar e tempere com 2 colheres (chá) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo.
  4. Misture bem com as mãos. Adicione as gemas e amasse bem. Aos poucos, vá colocando o restante da farinha, amassando bem, até dar o ponto de enrolar.
  5. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver mais farinha na hora de modelar.
  6. Unte duas assadeiras grandes (ou refratários) com óleo.
  7. Polvilhe a bancada com farinha. Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro; corte em nhoques de cerca de 2 cm cada.
  8. Coloque uma panela com água para ferver e acrescente uma colher de sopa de sal, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente e deixe cozinhar até subirem à superfície.
  9. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo.
  10. Sirva com o molho que preferir.

 

GNOCCHI DE ABÓBORA

Preparo:
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
2. Caso tenha comprado a abóbora com casca, descarte as sementes e corte a abóbora em fatias de cerca de 3 cm. Corte cada fatia em pedaços médios e descasque os pedaços.
3. Transfira a abóbora para uma assadeira média, regue com o azeite, misture e distribua os pedaços para não acumular líquido ao assar.
4. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até a abóbora ficar bem macia – teste o ponto espetando com um garfo. Atenção: não precisa virar os pedaços, a crostinha dourada que forma dá mais sabor ao nhoque.
5. Enquanto isso, descasque e corte a batata em 4 pedaços. Transfira para uma panela pequena, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até ficar macia – espete com um garfo para verificar o ponto.
6. Escorra bem a água da batata. Sobre uma tigela grande, passe os pedaços ainda quentes pelo espremedor.
7. Retire a abóbora do forno e passe os pedaços também pelo espremedor. Tempere com o sal, pimenta e noz-moscada e misture bem com uma espátula. Deixe o purê amornar antes de preparar a massa do nhoque – se estiver muito quente, vai absorver mais farinha e o nhoque vai ficar pesado.
8. Misture a farinha aos poucos, seguindo o mesmo procedimento do gnocchi de batata. O restante da preparação será a mesma do gnocchi de batata.

 

*O gnocchi pode ser congelado, leve ao freezer em uma assadeira depois de cortar (ainda cru), espere endurecer e porcione em sacos para congelamento.

Leia também...

Deixe um comentário