Nos últimos meses, muito tem se ouvido falar de quarto montessoriano. A educadora italiana Maria Montessori, desenvolveu essa metodologia de ensino por volta de 1907 e agora eles estão super em alta! Apesar da popularidade, muita gente ainda não sabe do que se trata e na verdade é tudo muito simples! O método se resume em oferecer um lugar com objetos e móveis na altura dos olhos da criança, para que ela desenvolva assim, sua liberdade e independência – sempre com muita segurança!
A “autoeducação” define toda essa diretriz, ou seja: a criança precisa se sentir à vontade e estimulada para explorar o espaço, tornando-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências (desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável).
Colchões no chão, substituem os berços e as camas altas: os pequenos podem deitar e levantar sempre que sentirem vontade! Da mesma maneira, os brinquedos devem estar dispostos em uma altura que eles mesmos consigam pegá-los e uma dica de especialistas é que estes sejam trocados a cada 15 dias, e oferecidos em forma de rodízio, evitando assim a monotonia.
Outros elementos e observações importantes na composição do quarto Montessoriano:
- Barras fixadas nas paredes: estimulam que comecem a andar.
- Tapetes: proporcionam experiências sensoriais e delimitação do espaço para brincadeiras.
- Armários baixos: que armazenem algumas opções de roupas e transmitam a possibilidade de realizar escolhas.
- Espelhos: auxiliam no estímulo do reconhecimento.
- Evite móveis ou outros elementos com quinas.
- Na escolha dos quadros, sempre dê preferência para o acrílico no lugar do vidro.
- Objetos na parede, sempre fixados com dupla face (evite o uso de pregos).
- Tomadas sempre escondidas e/ou protegidas.
- Muito cuidado com móveis que possam tombar.
Inspirações: