12 MOTIVOS PARA VOCÊ COMER BRÓCOLIS

O brócolis é um alimento pouco calórico e riquíssimo em nutrientes importantes garantir o bom funcionamento do organismo e prevenir várias doenças. Escrevendo esse post não pude deixar de lembrar daquela propagando em que o menininho falava para sua mãe no mercado que queria brócolis! Hahaha!Por um mundo onde mais crianças e adultos tenham o hábito de consumir esse vegetal maravilhoso ♥ 🙂 Vamos as suas propriedades:

criança-brocolis

» « É uma das hortaliças que podemos comer na sua integra, folhas, flores e talos, o que a torna mais rica em várias vitaminas e minerais. Escolha os mais verdinhos em preparações a vapor para garantir o seu valor nutricional.

» 2 « Os compostos bioativos contidos no brócolis podem prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer.

» 3 « É rico em cálcio, mineral importante para a formação e manutenção dos ossos e dentes. E por causa disso também, o brócolis é uma ótima opção para complementar a alimentação de quem não pode consumir leite e derivados.

brocolis

» 4 « Possui boas quantidades de ácido fólico, importante na gestação para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso.

» 5 « Contem mais vitamina C do que a laranja. Essa vitamina participa do funcionamento do sistema imunológico e ainda é um ótimo antioxidante.

» 6 « Excelente fonte de vitamina A, essencial para a visão, pele, sistema imune e reprodução.

salada-brocolis-gravidez

» 7 « É rico em minerais como ferro, que ajuda na prevenção de anemias, e outros como selênio, fósforo e potássio.

» 8 « Contem cromo e magnésio, que ajudam a regular a insulina e o açúcar no sangue, prevenindo doenças como a diabetes.

» 9 « As fibras presentes ajudam no bom funcionamento intestinal e contribuem na redução do colesterol ruim.

» 10 « Os carotenoides presentes em grandes quantidade no brócolis (betacaroteno, luteína e zeaxantina) são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir doenças relacionadas com o envelhecimento e neutralizar os radicais livres, além disso, a luteína e a zeaxantina tem o poder de minimizar os riscos de catarata e proteger os olhos da degeneração macular.

» 11 « O principal fotoquímico desse alimento é o Sulforafano, que ajuda a combater a bactéria causadora de gastrite e úlcera, impedindo seu crescimento na parede do estomago.

» 12 « O brócolis aumenta a secreção de compostos tóxicos que são metabolizados no fígado, tendo ação detoxificante.

brocolis

Agora vão algumas dicas de preparo para melhorar a digestão e biodisponibilidade de nutrientes do brócolis:

Prefira prepará-lo no vapor por tempo suficiente para alcançar a consistência “al dente”. Quando cozido em água, o brócolis pode perder mais de 50% de suas propriedades.

Para evitar o desconforto abdominal causado por alguns compostos presentes no brócolis, cozinhe-o sem a tampa, isso ajuda a liberar o ácido oxálico e enxofre.

 Em casos de hipotireoidismo é recomendado que o brócolis não seja consumido cru, pois os glicosinolatos podem impedir a captação de iodo pela tireoide.

Bon appetit! 😉

preparo do brocolis

Veja mais receitas em:
https://arquitetandoestilos.com/3-receitas-deliciosas-com-brocolis/

Leia também...

Deixe um comentário